quarta-feira, 20 de novembro de 2013


Para que serve seu smartphone?

Você tem um smartphone – àqueles ‘celulares inteligentes’? Possivelmente a resposta vai ser sim. Mas para que serve esse aparelho, que se tornou praticamente um minicomputador projetado para realizar as funções de um telefone celular – sim, ele serve para fazer ligações –, aproveitando as possibilidades oferecidas pela internet. Hoje, essa tecnologia móvel conta com uma lista enorme de funções, quase tudo que um computador pode fazer.

Inicialmente, os smartphones foram feitos para os executivos, já que esses dispositivos permitem estar o tempo todo conectado à internet. Devido ao barateamento dos aparelhos nos últimos anos e a abrangência de locais que passaram a oferecer “Zonas Wi-fi” fez com que aumentasse o interesse pelo aparelho.

Podemos afirmar que os smartphones representaram um avanço considerável no contexto da mobilidade no século XXI. A venda desses aparelhos móveis foi fortalecida no ano de 2007 com o início da venda do iPhone, que passou a representar o início da ‘era touch’, em referência a tecnologia touchscreem, que permite ao usuário manipular o celular ao toque dos dedos.

Por se tratar de um meio ativo, que permite interação com seus usuários, os smartphones poderão substituir até as suas carteiras. Abram suas carteiras agora e você perceberá que nelas há cédulas de dinheiro, moedas, cartões de crédito e de débito, cartões-fidelidade de lojas e recibos de compras, por exemplo. Ainda em breve, essas velhas carteiras de couro serão substituídas pelos smartphones, isso mesmo. Em algumas localidades essa realidade já chegou – o mobile payment ou, se preferir, o pagamento com dispositivos móveis.

Essa ‘carteira virtual’ funciona da seguinte forma: o consumidor tem que vincular o número de seu celular aos dados do cartão de crédito ou débito no banco ou na empresa que administra o cartão. Na hora do pagamento, ao invés de digitar os dados do cartão de crédito, ele informa apenas o número do telefone. O comprador recebe um SMS com os dados da transação e responde para confirmar a compra. Os recibos, nesse caso, serão armazenados digitalmente e acessados a qualquer momento. Só que, o grande problema hoje em dia é a grande instabilidade das conexões móveis no país para que transações como essa funcionem a ‘todo vapor’.

Os smartphones chegaram para ficar! E você, o que acha?

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