quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Em qual onda da internet você navega?

O que hoje conhecemos por internet pode ser chamado de Web 2.0, mas estamos caminhando já para a terceira onda, a Web 3.0. Na base desse processo está a maior interação dos internautas com os conteúdos disponíveis na rede. Seja com a participação direta deles na produção do material, ou na escolha e personalização de dados que querem ter acesso de forma rápida e objetiva.

Explicando melhor, lá nos anos 1990, a internet era estática, onde as pessoas apenas navegavam e consumiam informações, não havia a interação que conhecemos hoje. Logo depois caminhamos para a Web 2.0, a da participação, onde as pessoas usam a internet como plataforma para todo tipo de interação por meio dos blogs, vídeos, fotos e redes sociais.

Só para visualizarmos melhor, no modelo Web 1.0, um editor colocava o conteúdo em um site da Web para que muitos outros lessem, mas a comunicação parava por aí. Já o modelo Web 2.0 permite que os usuários comentem e colaborem com o conteúdo publicado, mas também possibilita que os internautas coloquem material original. Um exemplo bem claro é o Youtube, que se tornou um armazém de estocagem de conteúdo, sem nunca terem desenvolvido conteúdo próprio.

Atualmente, as informações na web estão sendo documentadas. E em pouco tempo podemos nos deparar com qualquer coisa fazendo parte da internet, não apenas documentos. Chamamos isso de “internet das coisas”. Só que nesse cenário emergente, precisaremos de um novo paradigma de busca e organização da informação e esse novo paradigma é a Web 3.0, ou a web semântica.

Para quem gosta do assunto vale a pena acessar e conversar com o Robô Ed (http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php). O protótipo está disponível no site criado pela Conpet (Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural) e Petrobras. É um exemplo da interatividade com o computador. Apesar de pouca, mas é um grande avanço para termos noção da interação que teremos no futuro. O assunto principal que ele propõe é sustentabilidade, porém, se você perguntar sobre outras coisas ele responderá também. 

Já na área de Jornalismo, quem tiver interesse sobre o assunto é só fazer download do livro “Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar” no link (http://migre.me/gMjuK). Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário