sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Comunicação e Copa do Mundo

Esses são dois temas que tem um ponto em comum e que iremos apontar aqui na coluna dessa semana.

Ano 2014... Copa do Mundo... Brasil... Eleições...

Copa do Mundo! Momento de vestir a amarelinha e torcer por nossa seleção rumo ao hexa, mas deixo um questionamento: Você concorda com a escalação de Felipão? Com o esquema tático? Com as substituições?

Provavelmente você discorda de um, dois ou dos três temas. Esse é um momento muito delicado na vida de qualquer técnico que quer agradar a maioria, afinal todo mundo tem um pouco de técnico e “poderia” estar no lugar do Felipão.

Poderia com todas as aspas do mundo, mas no final das contas quem escala, define a tática e substitui é ele, em conversas com sua comissão TÉCNICA. Aí você me pergunta: O que danado isso tem haver com comunicação? Eu de imediato lhe respondo: Tudo!!!!

Tem tudo haver pelo fato de que “TODO MUNDO ENTENDE DE COMUNICAÇÃO”. Esse é um pensamento antiquado, pois a cada dia, a cada hora surge uma nova técnica. Umas aplicáveis, outras nem tanto. E é nesse cenário que o profissional de comunicação se encontra em vários momentos de sua carreira. E convenhamos, em época de eleição tudo isso é ampliado.

Não estou dizendo que devemos acabar com o diálogo entre o acadêmico e o empírico, mas convenhamos entregar a imagem (que dá tanto trabalho para construir) nas mãos de alguém que não conhece tecnicamente do assunto não é uma boa ideia não concorda?

O ano de 2014 está chegando aí, e você, que teve paciência de ler esse texto até aqui concordaria em colocar o seu vizinho do lado esquerdo, ou até mesmo o do lado direito para assumir a seleção brasileira na Copa do Mundo só porque ele não concorda com o esquema tático do Felipão e que ele, o seu vizinho, diz ter uma fórmula infalível para ser campeão mundial?


Se não concorda... Pare... Pense... Avalie... Com a comunicação funciona da mesma forma, tenha cuidado com sua imagem, ela é seu bem mais precioso. Trabalhe com profissionais e leve sua empresa, sua instituição ou até mesmo você ao título.


Gilberto Silva

Jornalista 
Pós Graduado em Mídia e Assessoria de Imprensa
Pós Graduando em Mídias Sociais e Mercado
Diretor de Planejamento G2 Comunicação Integrada
@gilbertosilvag2