Comunicação e Copa do Mundo
Esses são dois temas que tem um ponto em comum e que iremos
apontar aqui na coluna dessa semana.
Ano 2014... Copa do Mundo... Brasil... Eleições...
Copa do Mundo! Momento de vestir a amarelinha e torcer por
nossa seleção rumo ao hexa, mas deixo um questionamento: Você concorda com a
escalação de Felipão? Com o esquema tático? Com as substituições?
Provavelmente você discorda de um, dois ou dos três temas.
Esse é um momento muito delicado na vida de qualquer técnico que quer agradar a
maioria, afinal todo mundo tem um pouco de técnico e “poderia” estar no lugar do
Felipão.
Poderia com todas as aspas do mundo, mas no final das contas
quem escala, define a tática e substitui é ele, em conversas com sua comissão
TÉCNICA. Aí você me pergunta: O que danado isso tem haver com comunicação? Eu
de imediato lhe respondo: Tudo!!!!
Tem tudo haver pelo fato de que “TODO MUNDO ENTENDE DE
COMUNICAÇÃO”. Esse é um pensamento antiquado, pois a cada dia, a cada hora
surge uma nova técnica. Umas aplicáveis, outras nem tanto. E é nesse cenário
que o profissional de comunicação se encontra em vários momentos de sua
carreira. E convenhamos, em época de eleição tudo isso é ampliado.
Não estou dizendo que devemos acabar com o diálogo entre o
acadêmico e o empírico, mas convenhamos entregar a imagem (que dá tanto
trabalho para construir) nas mãos de alguém que não conhece tecnicamente do
assunto não é uma boa ideia não concorda?
O ano de 2014 está chegando aí, e você, que teve paciência
de ler esse texto até aqui concordaria em colocar o seu vizinho do lado
esquerdo, ou até mesmo o do lado direito para assumir a seleção brasileira na
Copa do Mundo só porque ele não concorda com o esquema tático do Felipão e que
ele, o seu vizinho, diz ter uma fórmula infalível para ser campeão mundial?
Se não concorda... Pare... Pense... Avalie... Com a
comunicação funciona da mesma forma, tenha cuidado com sua imagem, ela é seu
bem mais precioso. Trabalhe com profissionais e leve sua empresa, sua
instituição ou até mesmo você ao título.
Gilberto Silva
Jornalista
Pós Graduado em Mídia e Assessoria de Imprensa
Pós Graduando em Mídias Sociais e Mercado
Diretor de Planejamento G2 Comunicação Integrada
@gilbertosilvag2
Pós Graduado em Mídia e Assessoria de Imprensa
Pós Graduando em Mídias Sociais e Mercado
Diretor de Planejamento G2 Comunicação Integrada
@gilbertosilvag2