quinta-feira, 28 de novembro de 2013


#RedesSociais – Ferramenta importante nas estratégias eleitorais em 2014

E mais uma vez as novas tecnologias pautam a nossa coluna semanal “Falando de Comunicação”. Segundo o IBOPE, aqui no Brasil, já somos mais de 100 milhões com acesso a internet, e nos últimos 10 anos, o crescimento nas redes sociais já passa dos 143%. E somos o segundo país em número de usuário das redes sociais.

Esses dados servem para ilustrar o atual momento que vivemos. Nesse contexto, a rede social está deixando de ser um mero instrumento de divulgação. Podemos afirmar que as redes sociais estão se tornando peça chave nessa eleição 3.0, numa referência mais que direta a web 3.0, que pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível.


Esse novo caráter de protagonista que as redes sociais ganharam, com a popularização cada vez mais eminente do constante uso da internet constrói um novo território bem mais amplo a ser explorado.

Uma expressão mal colocada pode causar danos a uma campanha vitoriosa, da mesma forma que uma estratégia de multiplicidade de idéias positivas, pode levar um segundo colocado a vitória quase que impossível.

E o que fazer nesse contexto? Afinal podemos ou não utilizar as redes sociais? Temos que ser cautelosos? Temos que ser agressivos? O que fazer? Como fazer? Devemos fazer?


Inúmeros questionamentos sobre o uso racional e estratégico surgem diariamente nas equipes de comunicação, e a resposta pode se resumir numa única palavra: Monitoramento.

Sim... O monitoramento é o segredo do sucesso nesse novo cenário. Quem souber interpretar melhor o comportamento do seu eleitor, quem souber propor melhor para o seu eleitor, quem souber “vender” sua imagem melhor para o indeciso, sempre estará um passo a frente. Isso sem esquecer-se do acompanhamento permanente sobre o que falam sobre o seu candidato.

Tudo isso pode ser feito através de monitoramento contínuo de imagem. Quem entender isso e acreditar que as redes sociais deixaram de ser uma promessa, passando a figurar como uma realidade colherão frutos positivos nas eleições 2014 que serão as #Eleições3.0.



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