sábado, 23 de novembro de 2013

Posicionamento: você sabe como sua empresa é percebida pelo mercado?

O mercado publicitário é por demais concorrido. Todos os dias somos bombardeados com uma enxurrada de informações, e nesse meio muito é voltado para o anúncio de uma determinada marca/empresa.

As empresas utilizam de estratégias publicitárias para diferenciação competitiva de seus concorrentes, para se posicionarem a frente no mercado. Isso mesmo que você ouviu, POSICIONAREM. Posicionamento é como a empresa/marca/produto/serviço está concebida na mente do público-alvo. Dessa forma, ter uma imagem significada como diferente dos outros é uma missão árdua, porém gratificante, pois esse processo tornará sua marca desejada.

Nosso mercado local possui marcas que são verdadeiras referências, mesmo com o número gigantesco de empresas do mesmo segmento. Mas a pergunta é como elas conseguiram? A resposta é simples: tais empresas utilizaram e utilizam de planejamento de marketing e de comunicação para saber como e para quem deve falar que existe.

Contudo, para poder traçar qualquer estratégia que envolva comunicação, marketing, propaganda, é fundamental que antes sejam desenvolvidas pesquisas de monitoramento para que a estratégia siga o alinhamento correto, pois ninguém melhor que o mercado para lhe ofertar tais informações.  Portanto, posicionamento é como o mercado percebe sua empresa e não como a empresa acredita que está sendo recepcionada. Pense bem nisso.

Espero que o texto contribua, envie seu comentário, deixe sua opinião/sugestão/crítica, compartilhem, curtam. Esse é o Mundo do Marketing e o mundo do marketing é o nosso mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário