segunda-feira, 2 de junho de 2014

O mês de Junho chegou e o caminho tá estreitando -  Chegando a hora de saber quem tem ou não apoio 

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe vive um ano especial em sua história política. Pela primeira vez quatro figuras da cena política local disputarão o cargo de deputado estadual e desta forma, as buscas e a apresentações de apoios para as candidaturas começam a ganhar seus últimos contornos.
Com exceção do vereador Vânio Vieira (PSDB), Natálio Arruda e Zé Cueca, o vice-prefeito Dimas Dantas (PP) ainda não apresentou mais nenhum “apoiador de peso”. Ele terá que caminhar para conseguir massificar seu projeto, contando com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) para angariar os 20 mil votos (cálculos próprios) para chegar à Assembleia Legislativa do estado. 
Enquanto isso, Toinho do Pará (PHS), mesmo sem revelar onde e quais são os seus apoios, se mostra confiante. Já chegou algumas vezes a declarar que acredita piamente que será votado em mais de 100 cidades. Passira e Águas Belas são os lugares onde mostra mais confiança. Em Santa Cruz do Capibaribe, o ex-prefeito não tem o apoio explícito de nenhum vereador do seu grupo. 

Em compensação o vereador Ernesto Maia (PSL) foi quem recebeu da maioria da bancada de oposição, além de alguns suplentes, a confirmação que pedirão votos para o seu nome. A vereadora Vanessa de Jataúba e o suplente de vereador de Taquaritinga do Norte, Valmir Cintra (PC do B), foram os únicos fora de Santa Cruz, que sinalizaram segui-lo. 

Ernesto declarou que a disputa nesse momento inibe a apresentações de apoios nesse e fará “no momento certo”. Segundo ele, quando tinha quase tudo certo na cidade de Bonito foi surpreendido com o deputado Diogo Moraes (PSB) e outro pré-candidato (provavelmente Toinho, já que Dimas não era pré-candidato naquele momento) que dificultaram as negociações. 

Para o deputado Diogo Moraes (PSB), as outras três postulações não tem viabilidade e servirão apenas de trampolim para a eleição municipal 2016. O parlamentar que fortificou suas bases durante os últimos quatro anos, tem apoios ou da situação ou oposição em todas as cidades do Polo de Confecções e será um dos nomes fortes do partido para o pleito que se aproxima. 

“Os outros três mostrem seus prefeitos que eu também mostro. Por enquanto estão subestimando a população de Santa Cruz. O povo não é idiota, vai levar quem tem condições e não quem apenas quer fazer a eleição de trampolim para 2016”, diz Diogo. 
Como argumento para o seu raciocínio, o parlamentar usa o exemplo de 2010, quando foi candidato pela primeira vez. “Naquela época mostrei e provei. Fui eleito deputado estadual com quase 30 mil votos no polo de confecções e hoje tenho apoios e votos fora de Santa Cruz que vai me colocar como um dos mais bem votados”. 

Diogo contabiliza atualmente treze municípios dentre as suas bases eleitorais, como, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, São Joaquim do Monte, Taquaritinga do Norte e outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário