quarta-feira, 11 de junho de 2014



Teledramaturgia: interação além da TV

Que a maneira de assistirmos televisão mudou isso a gente está vivenciado no dia a dia. Uns dizem que a TV morreu, pois hoje tudo se transformou em tela, já que não precisamos ficar presos a uma programação fixa na medida em que o conteúdo está disponível na internet. E além dessa questão, hoje, os programas e telenovelas estão apostando na interação com o público. Assistimos e percebemos em 2012, com a convergência das mídias presente na novela “Cheias de Charme” da Rede Globo. Ao criar um clipe na teledramaturgia, a canção foi lançada na internet e o número de curtidas e visualizações foi bastante relevante.

E agora, a nova novela das sete, Geração Brasil, tendo os mesmos autores de “Cheias de Charme” – Filipe Miguez e Izabel de Oliveira – também está usando desse artifício para interagir com seu público. Na trama, os personagens Manu (Chandelly Braz) e Davi (Humberto Carrão) estão participando de um concurso e criaram o aplicativo Filma-e (http://glo.bo/1l5XbsK), em que o público poderá interagir de verdade.

No aplicativo, o usuário poderá gravar vídeos de 5 a 10 segundos e publicar. Os mais curtidos ficam em destaque e a novidade é que, a cada dia, o Filma-e lança um novo desafio para os internautas interagirem e enviarem vídeos. E quanto mais o público interagir de verdade, mais chances de o casal sair vencedor na novela.

Dessa forma, a teledramaturgia, percebendo esse novo cenário em que as pessoas hoje assistem TV com seu smartphone e tablet na mão, está requerendo do público de casa mais participação. Com isso, a novela permite que os telespectadores vão além de “assistir” os capítulos de forma passiva.

E você, o que acha?! Já participou de interação junto a sua novela preferida?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário