segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tudo diferente - nem mesmo o mais criativo roteirista político conseguiria prever um ano tão intenso, como tem sido 2014 na cena política local. Desde janeiro já tivemos de tudo um pouco em nossa cidade, e para muitos, a zoada ainda nem sequer começou.

Mais um - o moído do momento, sem sombra de dúvidas, é a complicada relação no âmbito interno do grupo Taboquinha. Com três candidaturas a ALEPE postas até o momento, 2014 colocará em campos opostos políticos que até então sempre estiveram juntos.

Guerra é guerra - as declarações dadas por Zé Augusto Maia na manhã de hoje na Rádio Polo FM foram encaradas por muitos como uma autêntica ‘declaração de guerra’ dele contra o seu sobrinho, Ernesto Maia e contra o ex-prefeito Toinho do Pará.

Falou tudo - Zé não mediu palavras e disse que nem Ernesto, nem Toinho têm chances de sucesso na disputa eleitoral de outubro. Segundo Zé, só quem tem chances é ele. “Até agora nem Ernesto, nem Toinho mostraram reais condições de serem eleitos. Eu tenho a quantidade (de votos) suficiente para ser candidato. Para estadual, com a chapinha 25 mil votos é o suficiente. Eu tenho essa condição, todos acreditam que tenho até mais que isso”, disse Zé, que até bem pouco tempo jurava de pés juntos que seus “aliados” teriam chances reais de sucesso na eleição.

Mote pronto - Zé já está pronto para a peleja, tanto é que hoje ele já deu o mote. “Minha luta pelas emancipações se transformou no ‘ grito federal em Brasília’, agora será o grito estadual, porque todos os emancipacionistas acreditaram no federal, e vão acreditar no guerreiro em Pernambuco”, declarou ele.

Quem vai com ele? - a missão de Zé, a partir de agora é convencer os eleitores/militantes do grupo Taboquinha que o seu nome é mesmo a melhor opção para a eleição deste ano. Ontem na convenção do PTB em Caruaru, ele esteve a maior parte do tempo acompanhado apenas por familiares e amigos mais próximos. Os vereadores do grupo de oposição mantiveram uma certa distância dele. A exceção foi o vereador Zé Elias, que inclusive posou para fotos ao lado de Zé.

A vítima - o deputado aproveitou e deixou claro que está pronto para dar o murro na mesa e cobrar lealdade de algumas pessoas. Ele disse também que tem sido alvo de perseguições injustas, por parte de membros do próprio partido e setores da imprensa. O “Zé Vítima” voltou com tudo à cena.

Grandes danos - ao fim de tudo, o que podemos prever é uma eleição de nível preocupante, onde além do acirramento natural, fatores pessoais e familiares poderão acarretar feridas incuráveis em personagens de um grupo político que até bem pouco tempo comandava a política local e hoje se encontra rachado em bandas e sem perspectivas de grandes vitórias. 
Era tudo mentirinha? - evento ocorrido em dezembro de 2013 para anúncio do apoio de Zé Augusto às candidaturas de Ernesto e Toinho, apoio desfeito a partir de agora.


César Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário