terça-feira, 10 de junho de 2014

Vânio Vieira quebra códigos de conduta não escritos

O mundo político santa-cruzense tem assistido, estupefato, a informação de que o vereador Vânio Vieira (PSDB) andou gravando, secretamente, pelo menos uma reunião, da qual participou juntamente com os seus então colegas de bancada, e que contou, inclusive, com a presença do prefeito Edson Vieira (PSDB).

Um trecho da gravação foi divulgado nesta segunda-feira (09/06) na imprensa santa-cruzense, e mostrou discussões internas do grupo situacionista, relacionadas ao projeto de previdência municipal. Como não poderia deixar de ser, o assunto foi tema recorrente em vários dos discursos na reunião ordinária realizada ontem na Câmara Municipal de Vereadores.

O vereador Ernesto Maia (PSL), revelou que sabe do conteúdo das gravações que estão em poder do vereador Vânio Vieira, e alertou que “o pior está por vir”, aconselhando, ironicamente, os vereadores da bancada do prefeito para que tratem Vânio Vieira com carinho.

A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) também mencionou o assunto em seu discurso. Ela afirmou ser “normal nas reuniões internas o clima quente; errado é quem vazou as informações”. Jéssyca finalizou falando diretamente a Vânio Vieira: “O senhor um dia me confidenciou que política não era o seu lugar. Hoje vejo que você estava certo”.

A atitude de Vânio Vieira em gravar ocultamente uma reunião com seus colegas de bancada e o líder do seu grupo político, e depois entregar a gravação à imprensa e políticos da Oposição, representa uma quebra de códigos de conduta que, embora não escritos, são observados praticamente sem exceção no mundo político.

Os acertos e discussões que acontecem em reuniões fechadas dos grupos políticos, ou mesmo entre adversários, não têm, necessariamente, uma agenda imoral ou desonesta, sendo, portanto, aspectos rotineiros do processo político. O que é anormal, e assustador de agora em diante, é os participantes de tais reuniões imaginarem que estão sendo gravados, correndo o sério risco de serem expostos, até mesmo por conta do uso de termos que não costumam ser usados em público, mas que são comuns em reuniões fechadas.

Uma pergunta: os que aplaudem agora a indiscrição do vereador Vânio Vieira terão coragem, sozinhos ou em grupo, de tratar de questões sigilosas com o vereador?

Por enquanto, não dá pra avaliar com precisão quem ganhou com a divulgação pública das gravações feitas à socapa pelo vereador Vânio Vieira, mas já dá pra saber quem foi o perdedor: o próprio Vânio, justamente naquilo que é um dos bens mais valiosos de um homem público. A confiança.

Jason Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário