domingo, 28 de agosto de 2016

Confira a entrevista do candidato Edson Vieira a Rádio Polo FM

Na manhã desta sexta-feira (26) a Rádio Polo FM recebeu o último entrevistado da primeira rodada de entrevistas dos candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito e candidato à reeleição Edson Vieira (PSDB). Não diferente das outras, o gestor foi confrontado com temas polêmicos e administrativos.

Vale lembrar que os candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, voltarão a ser entrevistado no próximo mês, nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro. Sendo que a ordem inverte nessa relação, Edson Vieira será o primeiro entrevistado, Clodoaldo Barros o segundo, Fernando Aragão o terceiro e Rodolfo Aragão o quarto e último.

Quem é Edson Vieira?

Edson de Souza Vieira, nascido em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente na Rua do Alto, aos 17 anos, foi eleito o vereador mais jovem do país.

Passado esse período, o mesmo disputou o cargo de deputado estadual em 1998 não sendo eleito, depois em 2004, voltou a ser vereador e foi o mais votado daquela eleição. Em 2006 recebeu o seu primeiro grande desafio, ser candidato a deputado estadual à incentivo do hoje Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), foi eleito e reeleito em 2010.

Antes, em 2008, o mesmo foi candidato a prefeito e acabou sendo derrotado pelo hoje, aliado político, Toinho do Pará. Já em 2012 conseguiu vencer o ex-prefeito José Augusto Maia. Passados quase quatros anos de administração, Edson Vieira se lança candidato a reeleição com o slogan “Mais Conquistas, Mais Avanços”.

Administração

Plano de Governo – Perguntado sobre as propostas que o mesmo fez a população em 2012, Edson disse que tem certeza que concluiu 80% ou mais de suas promessas. “Acredito que foi mais de 80%, pois se você analisar os avanços que nós implantamos é notório ver que cumprimos com as promessas feitas em palanque. Teve coisas que executamos que não estavam no Plano de Governo, então se juntar com essas também, teremos um número de ações elevado, e não fizemos mais devido à crise que afetou as prefeituras”, afirmou.

Construção do Hospital Municipal – No seu Plano de Governo em 2012, uma das suas mais aventurosas propostas, era a construção de um novo hospital municipal, aos moldes dos que eram feitos pelo Governo do Estado. Essa proposta não saiu, perguntado sobre os motivos, Edson afirmou ter conseguido realizar ações fundamental importância no hospital existente. “Não seria irresponsável de acabar com um hospital para construir outro, para isso tem que ter fonte, recurso, e a nossa prefeitura não conta com essa estrutura. Porém vale destacar que eu fiz mais que isso, pois entreguei um hospital em condições de atendimento”, disse.

Materno Infantil – Na oportunidade, Edson Vieira garantiu ter conseguido reduzir os valores do aluguel do Hospital Materno Infantil, e considerou isso como um avanço, tendo em vista que na visão do prefeito, o local conta hoje com uma estrutura que não deve a nenhuma clínica particular. “O Materno Infantil está recebendo, desde o início de nossa gestão, várias gestantes que foram utilizar dos serviços de lá. Cerca de 700 crianças nasceram nesses últimos três anos e meio de gestão, mostrando que temos compromisso com o povo”, destacou.

“Eu não faria essa proposta, porém tenho duas soluções” afirma Edson Vieira

Perguntado pelo radialista Ney Lima, se teria em mente fazer novamente a proposta de construção do Hospital, Edson afirmou que a prefeitura não teria condições financeiras para tal, porém apontou para dois caminhos. “Nós avançamos na saúde, entreguei o Hospital Municipal com três médicos e os PSF´s com três médicos também, além da construção da UPA e das AME´s”, disse.

Tablet´s – Uma das promessas de Edson, foi a entrega de Tablet´s aos alunos da rede municipal de ensino. Perguntado quanto o mesmo teria entregue, o prefeito foi enfático e disse. “Fomos impedidos pela lei eleitoral e não tenho medo nem vergonha de dizer que deveríamos ter atentado para botar com um ano antes na Lei Orçamentária, aí quando fui botar esse ano, meu jurídico disse que o melhor seria não colocar pois é ano eleitoral e eu podia correr riscos”.

“Quem tem crédito de ter colocado água mineral nas escolas, ter recebido bem os professores, ter ampliado o EJA e construído três Centros Educacionais, sabe que isso é possível”, frisou.

Conjuntos Habitacionais – Edson Vieira destacou as ações voltadas para conjuntos habitacionais, porém segundo o radialista Ney Lima, o prefeito não teria realizado nenhuma ação com recursos da prefeitura e sim do Governo Federal. Edson de pronto respondeu, “Então por ser do Governo Federal não vale, nós entregamos 340 casas no Jaçanã isso vem de convênio com a prefeitura e eu fui quem destravei esses recursos que estavam presos em Brasília. Além de termos entregado uma área para o MTST, inclusive somos o primeiro governo a ofertar esse terreno para construir 400 casas aqui”, disse.

Polêmica

Um dos mais debatidos assuntos no quesito eleitoral e administrativo tem sido com relação a ação do Ministério Público, que bloqueou os bens do prefeito Edson Vieira e outros envolvidos no escândalo que ficou conhecido como “Farra das Locações”. O radialista Ney Lima afirmou que Edson teria sido condenado por Improbidade Administrativa, e Edson se defendeu dizendo que, “O Ministério Público tem uma ação que ainda não fomos notificados para apresentar a defesa e nem se sabe se o juiz aceitou ou não. Não se trata de Improbidade Administrativa, nada. O que existe é uma ação investigativa que eu chamo de ação de fiscalização. Porém o processo ainda não tem”, afirmou.

“Não existe nenhuma ação contra mim, o que aconteceu é que em uma medida cautelar o Ministério Público bloqueou os bens. O Tribunal de Contas aprovou as nossas contas de 2013, ou seja, não houve nenhum ato ilícito e apenas a oposição usa o bloqueio de bens para fazer zuada”, destacou.

O radialista insistiu e perguntou se Edson teria conhecimento de que as contas que foram aprovadas de 2013 poderiam voltar e o prefeito disse que, “O Tribunal está questionando a empresa para ela apresentar a sua defesa e não a prefeitura, portanto isso mostra que Edson Vieira é limpo e tem a certidão do Tribunal de Contas como prefeito que teve as contas aprovadas, é ficha-limpa”, disse.

“Quem seria Edson Vieira para não aceitar Dr. Nanau e sua família; e Toinho do Pará cansou de ser traído”, declara Vieira 

Tendo recebido apoios que em outrora estiveram no outro grupo, a exemplo de nome como Dr. Nanau e Toinho do Pará, Edson foi perguntado sobre uma acusação que fez contra Nanau em 2012, quando o mesmo foi candidato a vice-prefeito de Zé Augusto. Edson disse que não poderia abandonar o apoio dele e de sua família. “Eu comecei uma gestão e a primeira coisa que fiz foi sobre a entrega do Materno Infantil, aí reduzimos o aluguel e permanecemos com o Hospital, e nisso Dr. Nanau reconheceu que nós fomos e estamos sendo o melhor para a cidade”, disse.

Ao comentar sobre a adesão do ex-prefeito Toinho do Pará ao grupo boca-preta, Edson afirmou, “Toinho do Pará foi outro que conseguiu reconhecer meu trabalho. Meu discurso não é comprometido por isso, e outra Toinho cansou de ser traído pelo grupo que é comandado por Fernando Aragão, Zé Augusto e Socorro Maia e tantos outros que atrapalharam ele”.

Pesquisa

Edson, no momento em que estava concedendo a entrevista destacou a pesquisa que acabara de ser anunciada pela Rádio Comunidade FM e o Instituto Exxata, onde mostra que tem chances de ser reeleito com folga. Os números apresentaram 44% de intenção de voto para Edson Vieira, contra 29% de intenção de voto para Fernando Aragão.

Prioridades de seu possível segundo mandato
“Tenho os desafios de avançar na Mobilidade Urbana, na Segurança e nas medidas direcionadas ao Transporte Público. Temos vários desafios e tenho a preocupação grande. Temos que manter as conquistas e avançar mais. Desde a duplicação da PE-160, o Calçadão Miguel Arraes, a Central de Feiras, Policlínicas, AME’s. Além de manter os serviços de segurança pública, saúde e infraestrutura”, diz.

Segurança - O candidato promete a criação da denominada ‘Polícia Amiga’ com núcleos específicos em vários pontos da cidade, que contem com áreas de lazer. “Onde tiver área pública, implantar um núcleo, que será uma praça com atividades esportivas, cidadania, e dentro um guarda e um convênio com o batalhão, um policial, com moto e rádio amador. ‘Policia Amiga’ interagindo com a comunidade, ligado com o batalhão”, explicou Edson, que seguiu dizendo, “Conseguimos uma nova delegacia que deu uma comodidade maior aos policiais, trouxemos o BEPI para a região, além das contratações de mais 30 guardas municipais que eu fiz, passando de 45 para 75 guardas”, afirmou.

Declaração de bens 

O vereador Ernesto Maia (PT), trouxe à tona uma denúncia em que mostra que o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral pelo candidato Edson Vieira aumentou em 238% em relação às de 2012. Questionado sobre isso, Edson afirmou “Porque o prefeito Edson Vieira contraiu um empréstimo imobiliário na Caixa Econômica Federal. O adversário quer distorcer as coisas, quer ir para as coisas erradas, inventando histórias. Porque minha declaração do imposto de renda mostra isso, e qualquer pessoas pode olhar ela e vê que estou certo. Temos crédito para isso e vamos pagar todo esse empréstimo, só paguei R$ 200 mil e falta ainda mais de R$ 1,5 milhões”, disse.

Encerramento
O prefeito encerrou a sua entrevista destacando o lema de sua campanha e definindo as qualidades de seu candidato a vice-prefeito Dida de Nan. “Devemos continuar as novas conquistas e os avanços que estão em curso. E também digo ao povo que tenho ao meu lado um homem integro e que vai continuar comigo todos esses trabalhos que iniciamos e outros que virão”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário