segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ultima fase - Dilma fala nesta segunda no plenário do Senado Federal

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) estará, na manhã desta segunda-feira (29), no Senado Federal, para se defender nesta que é a última fase do processo de Impeachment.  É a primeira vez que Dilma ficará frente a frente com os seus juízes, os Senadores, que decidirão se ela comentou ou não o crime do qual é acusada. 

O tom do debate vai depender do discurso da presidente, que deverá repetir o que foi sua linha de defesa até agora, a de que não cometeu crime de responsabilidade,  a fala inicial de um discurso que foi preparado, escrito e revisto, com apoio de assessores e do advogado José Eduardo Cardozo. Depois virão as perguntas dos senadores; 47 já se inscreveram e a lista ficará aberta durante a sessão.

Dilma, que conforme a Secretaria-Geral da Mês, chegará ao Congresso pela chapelaria, entrada principal dos parlamentares, estará diante de uma plateia formada por 81 senadores, quatro presidentes e ex-presidentes de partidos, 18 ex-ministros e pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, entre quinta (25) e sábado (27), os senadores ouviram as testemunhas de defesa e de acusação no processo. Ao longo de três dias, os parlamentares fizeram inúmeros questionamentos aos depoentes, colheram informações e pediram esclarecimentos sobre as denúncias contra Dilma.

Após ela falar aos senadores e responder aos questionamentos, os 81 parlamentares terão direito a dez minutos cada para expressar sua posição sobre o Impeachment. Na sequência, ocorrerá a votação final, que poderá resultar na cassação do mandato de Dilma, o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), estima que a votação deverá ocorrer somente nesta terça (30) ou até mesmo na quarta (31), conforme o andamento da sessão desta segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário