quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Fernando Aragão é o segundo entrevistado da Polo FM

Na  manhã desta quarta-feira (24) o vereador e candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PTB), deu sequência a série de entrevistas realizadas na Polo FM com os candidatos a prefeito. Na oportunidade Fernando respondeu perguntas de cunho político e administrativo.

No início de sua entrevista, Fernando comentou a sua trajetória política, que segundo o mesmo já acumula cerca de 30 anos. A sua vida pública foi iniciada quando se envolveu na campanha de Miguel Arraes de Alencar para Governo do Estado. 

Aragão que já conta com cinco mandatos de vereador, na oportunidade,  foi questionado sobre a sua candidatura, em 2004 a prefeito do município em uma 3º via, Fernando afirmou que não se sente arrependimento de ter sido candidato e posteriormente, ter voltado ao grupo taboquinha. “Não deu certo porque a gente sabe que em todas as cidades existem a polarização de partidos ou grupos políticos, e nós sempre mostramos ao povo que poderia haver uma nova opção. Não me arrependo da experiência de ter sido dessa terceira via”.

Segurança – Perguntado sobre questões  administrativas ligadas a segurança pública, o candidato disse que tem no Plano de Governo, a proposta de contratar as horas de folgas dos policiais, que porventura, queiram vender ao município. “Nós vamos mudar a insegurança, porque tenho um Plano de Governo que, em conjunto com o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública, nós vamos contratar as horas de folgas dos policiais de Santa Cruz do Capibaribe e da região, que queiram vender seus horários, sendo que a prefeitura ficará com a missão de honrar os salários desses PM´s”, disse ele. 

Questionado se seria possível esse plano, e também se seria legal perante as leis que regem o órgão, Fernando citou um exemplo da cidade paulista de Taubaté, dizendo que a mesma criou esse plano e que é legal. “Na cidade de Taubaté, eu estive estudando e vi que, eles implantaram isso lá e a redução da violência chegou a ser de 70%. E nós implantando ele aqui, compraríamos carros, motos e até bicicletas para colocar esses guardas nas ruas, o povo com certeza irá sentir segurança em nossa administração”.

Contratações – Sendo um ferrenho crítico das contratações promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe no tocante ao quadro de funcionários, Fernando disse que em uma eventual gestão à sua frente o mesmo irá realizar concursos públicos, evitando as contratações excedentes. “Eu sempre bati nessa questão de contratações, quando fui Presidente da Câmara consegui economizar à frente daquela Casa”, citou. 

Rebatido pelo entrevistador que disse que na gestão dele cada vereador tinha direito a dois assessores, Fernando disse que com a atualização do sistema da Casa, pôde-se fazer mais economia na gestão posterior, a do vereador Junior Gomes (PSB). “A questão é que com a atualização do sistema, pôde ser realizados mais cortes de gastos e também com o aumento dos vereadores de 10 para 17, foi preciso tirar esses assessores, sendo que foi observado que apenas um daria conta, no meu tempo eu vi que a necessidade era de dois, e depois vi que era de um só”, afirmou.

Porque não fez? – Questionado por Ney Lima, de como poderia garantir que faria os ajustes necessários se quando presidente não fez, Fernando disse que a sua palavra garantiria isso. “Tudo que eu critico, sempre que tenho a oportunidade de fazer, eu corto, faço os ajustes e pode buscar na minha história que verá que fiz. Na prefeitura diz que tem 100 médicos trabalhando e quando se procura não acha esses médicos. Vamos fazer concursos público para médicos, professores e o que for necessário para a administração, e se for o caso, vamos arranjar um jeito de contratar as prioridades”.

Articulações Políticas

Na oportunidade, Aragão foi questionado sobre as articulações que firmou em sua caminhada, para consolidar o seu nome como candidato a prefeito do grupo taboquinha, já que o mesmo firmou alianças com o atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP) e o ex-deputado federal José Augusto Maia, nomes já receberam críticas, em outrora, por parte de Fernando. Diante disso, o candidato disse que deve retirar apenas as ideias que possam contribuir para uma gestão. 

Vale lembrar que Dimas Dantas, apresentou uma denúncia contra Fernando Aragão, na qual alegava que o mesmo havia feito eletrificações em troca de terrenos privados, ao ser questionado a respeito o candidato defendeu-se dizendo que, “Dimas levou uma denúncia contra mim, e foi provado que não teve nada disso, pois foram levados documentos que comprovaram a minha lisura e a Câmara sequer abriu investigação sobre isso. E quanto ao apoio dele a minha candidatura, eu penso que, eles (Dimas e Zé) têm boas ideias que podem ser implantadas em meu governo. Sempre provei a honestidade e a seriedade que tenho”, disse.

Participação de Zé Augusto – Fernando disse que a participação de Zé Augusto, em seu eventual governo, só pode ser analisada após as eleições, que é o momento em que irão ser montados os secretários que irão compor a sua gestão. “Isso não pode ser adiantado agora, pois depois da eleição é que serão montados os planos para entrar em prática, agora o que adianto é que a proposta de Zé pode ser utilizada em nossa administração futura”, afirmou.

Fotos de campanha com Zé serão feitas? – Questionado se teria algum material de campanha com as imagens dele ao lado de Zé Augusto, Fernando disse que até agora não, pois está com o financeiro curto, porém afirmou que caso a coordenação ache necessária a exposição, ele fará sem problemas nenhum. “Não sei nem se terei foto minha, a situação está difícil e nós não queremos nos comprometer com empresas para depois não pagar. Se for necessário, será colocado fotos com Zé, Dimas e outros que estão com a gente”, destacou.

Pedindo dinheiro? – Fernando, em parte de sua entrevista, chegou a divulgar um número de uma conta bancária da Coligação, para as pessoas que queiram ajudar na sua campanha realize depósitos.

Polêmicas

Uma das polêmicas que foi debatida é quanto a relação “conflituosa” que Fernando tem tido constantemente com Zé Augusto. A última delas quando o vereador acusou Zé de “jogar pedras” na casa de sua irmã. “Não me arrependo de nada que fiz, porque as coisas só se ajeitam se a gente expor elas e foi isso que fiz, não tenho nenhuma mágoa de Zé, e todos sabem, eu acho que as coisas que são ditas, devem ser ditas", frisou.

Uma das frases mais debatidas ditas pelo vereador foi a que quando se disse “orgulhoso de ser capacho de Zé Augusto”, perguntado sobre tal afirmação, Fernando defendeu e disse que falou apenas porque queria dizer que era capacho do trabalho do ex-deputado federal.

Fernando, que já esteve rompido com o ex-deputado federal José Augusto Maia e em uma votação de prestação de contas, Fernando votou a favor do parecer do Tribunal, o que deixava Zé em más-lençóis, depois a mesma conta foi anulada e o processo voltou novamente para a Câmara, onde dessa vez o candidato a prefeito votou contra o parecer. 

Em sua defesa, Fernando disse que o Tribunal errou e depois corrigiu, e que ele também havia errado. “O voto é político e todos sabem, porém da mesma forma que eu voltei atrás, o Tribunal também voltou e corrigiu o erro. Eu vi que Zé Augusto tinha razão quando alegava inocência nessas contas, tanto é que o órgão depois consertou o erro”, explicou.

“Acho quatro anos pouco para uma administração”, afirma Fernando Aragão 
Questionado sobre sua posição se é ou não favorável à reeleição, Fernando disse, “Acho pouco uma administração apenas de quatro anos, pois desse tempo, são perdidos quase sete meses até você ter uma noção de tudo que ocorre em uma prefeitura, e também tem a questão das emendas dos deputados, que às vezes podem demorar dois anos ou mais. Entraremos na prefeitura em janeiro e esses recursos demorarão a chegar, quando for em novembro vamos à Brasília, com projetos, atrás dos deputados que tiveram votos aqui para pedir recursos”, disse.

Distrito Industrial – Tema bastante debatido em todas as eleições, o Distrito Industrial foi pauta da entrevista também. O candidato disse que antes de pensar em um Distrito é necessário resolver os problemas relacionados a água, para que posteriormente, possa se pensar em buscar novos meios de economia para a cidade. “Essa pergunta é importante, temos que dá as explicações e nós vamos continuar a lutar para que possa acontecer de colocar um Distrito Industrial aqui. No meu pensamento precisamos lutar primeiro pela água, nós vamos cobrar a Transposição do Rio São Francisco para que a mesma volte a ter sua conclusão rápida e também buscar a Adutora do Agreste. Tem que haver pactos com o Estado e a Federação para isso”, disse.

A culpa é da Compesa! – Sobre a falta de água, Fernando disse que a responsabilidade é da Compesa. “O problema é que a Compesa não cumpre as obrigações do fornecimento, e em nossa gestão, a prefeitura irá cobrar, e se for o caso, até investir em algo para solucionar, ou pelo menos ajudar nisso. Foi prometida a água do Pirangí e do Prata e até agora nada dessa água chegar”, frisou o candidato.

Algumas Propostas

Segurança – Fernando propôs a possibilidade de criar um Conselho de Segurança que possa discutir, periodicamente com a população sobre planos e ações voltados para a segurança. Além, coloca como possibilidade a disponibilização de trailers para monitorar bairros, em locais estratégicos.
Saúde – O candidato falou da possibilidade de “arranjar um meio” de que os deficientes e idosos possam receber medicamentos cedidos pelo município em casa, além disso, falou da necessidade de um Raio-X para o hospital e de criar formas de agendar atendimentos médicos pela internet, sem a necessidade de madrugar na fila. 

Fernando terminou a entrevista com agradecimento aos evangélicos e católicos que tem lhe apoiado e frisou o discurso que já vem mantendo, o de mudança. “Nós vamos devolver a segurança e na saúde vai ter remédios nos PSF´s e Hospital. O povo terá orgulho de morar aqui”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário