terça-feira, 30 de agosto de 2016

Em pesquisa da Nassau no Recife, João Paulo aparece com 27,7% e Geraldo Julio com 25,3%, em empate técnico

 A primeira pesquisa de intenção de voto no Recife realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) e pelo Jornal do Commercio aponta um empate técnico entre os candidatos João Paulo (PT) e o prefeito Geraldo Julio (PSB), que busca a reeleição.

Na pesquisa estimulada, o ex-prefeito do Recife João Paulo surge com 27,7% das intenções de voto. Logo atrás dele, embora em empate técnico, em função dos quatro pontos percentuais da margem de erro da pesquisa, aparece o atual prefeito, Geraldo Julio, com 25,3% das intenções de voto.

“A pesquisa mostra, claramente, uma polarização entre o atual prefeito Geraldo Julio e o ex-prefeito João Paulo. De modo algum, nós podemos afirmar que João Paulo esteja na frente de Geraldo Julio. Considerando a margem de erro, ambos estão empatados. Certamente, as próximas pesquisas mostrarão qual será a tendência desta campanha. Nós não podemos desprezar, de modo algum, a força de Geraldo Julio, por causa do guia eleitoral”, afirma o professor Adriano Oliveira, coordenador geral da pesquisa.

“Vejo, claramente, que essa eleição tem dois atores fundamentais. O primeiro ator é o prefeito Geraldo Julio, com chances, inclusive, de recuperar a popularidade e, consequentemente, alcançar mais intenções de voto. O outro ator é o ex-prefeito João Paulo, pelo fato de que a eleição está hoje, claramente, polarizada entre João Paulo e Geraldo Julio”, afirma Adriano Oliveira.

Logo atrás dos dois principais concorrentes João Paulo e Geraldo Julio, pelo menos até o presente momento, aparecem os candidatos Daniel Coelho (PSDB) com 5,9% das intenções de voto e Priscila Krause (DEM) com 3,5% das intenções de voto.

“Outro ponto a ser destacado é o fato de que Priscila Krause aparece tecnicamente empatada com o candidato Daniel Coelho. Eu suponho que, certamente, Priscila Krause poderá já na próxima pesquisa ultrapassar Daniel Coelho. Friso isso pelo fato de que Daniel Coelho é um candidato mais conhecido, não é mais a novidade. Priscila Krause é essa novidade. Assim, vislumbro que seja possível Priscila estar a frente de Daniel já na próxima pesquisa”, diz Adriano Oliveira.

No pelotão dos nanicos, somente Edilson Silva (PSOL) pontuou, com 0,8% das intenções de voto. Segundo a Nassau, Carlos Augusto, do PV, e Simone Fontana, do PSTU, não chegaram a ser citados pelos eleitores, não registrando assim percentual algum.

Pesquisa espontânea

O mesmo cenário de polarização entre o petista João Paulo e o socialista Geraldo Julio se mantém em relação à pesquisa espontânea, quando não são apresentadas cartelas com nomes e os eleitores são chamados a declinar o nome de sua preferência.

João Paulo aparece com 19,6% das intenções de voto.

Geraldo Julio com 17,6% das intenções de voto.

Os pesquisadores citam empate técnico, considerando que a margem de erro soma 4 pontos percentuais.

Na sequência, aparecem Daniel Coelho (2,9%) e Priscila Krause (2,6%) e outros com 1,1%.

Não sabe ou não respondeu somou 22,4% das intenções de voto. Outros 33,8% apontaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Registro no TRE

O levantamento trata ainda de rejeição, aprovação da gestão municipal e o interesse dos eleitores no pleito deste ano, na primeira pesquisa de campo, realizada ainda antes do começo do guia eleitoral, na sexta-feira da semana passada.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PE-03829/2016, no dia 23 de agosto, na cidade do Recife.

O tamanho da amostra somou 624 entrevistas. As entrevistas foram realizadas nos dias 24 e 25 de agosto de 2016.

A margem de erro é estimada em 4 pontos percentuais.

Blog do Jammildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário