terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Estratégias mercadológicas para 2014: esperar o fim de ano ou faturar o ano todo?

O fim de ano é o período mais esperado e talvez o único onde as vendas e a produção realmente se efetivam com grande produtividade e resultados positivos no arranjo de confecção local. Mas será que nossas empresas se preparam pra esse momento? Será que elas possuem foco e conhecem suas potencialidade e limitações? E porque apenas nessa época o arranjo é efetivamente lucrativo? A resposta da primeira e da segunda pergunta, responde a terceira eé um categórico “não”, as empresas do APL de Santa Cruz em sua grande maioria não possuem planejamento estratégico, o reflexo disso é a sazonalidade do escoamento da produção, os períodos de baixa rotatividade no funcionamento das fábricas e a ênfase excessiva no período de fim de ano, não que essa época não deve ser primada, mas o ideal seria a obtenção de um desempenho competitivo no ano todo.

É óbvio que essa é uma situação estrutural e que portanto não depende apenas de inciativas empresariais, a própria lógica organizacional das empresas do arranjo, pautadas em relações informais impede a introdução de medidas direcionadas a competitividade mercadológica, isto porque não se pode traçar estratégias de inserção produtiva e comercial para quem não “existe formalmente”, por outro lado,  não se verifica um trabalho efetivo dos órgãos de fomento da indústria local nem políticas públicas, para mudar essa realidade.

Um exemplo nítido das vantagens da formalização é o desempenho superior das empresas locais que se destacaram no cenário nacional, introduzindo inovações, construindo marcas e produtos com valor agregado, todas elas, embora adotem estratégias diferenciadas compreenderam a importância de se organizar para competir. Para quem ainda não despertou para essa “necessidade” o exemplo das muitas outras empresas locais que fecham nas demais épocas do ano ou que “sobrevivem no mercado” e não ao mercado, pode ser mais convincente.

Contudo, para quem quer começar 2014 com desempenho diferenciado, as questões citadas são indispensáveis e além delas, a estratégia mercadológica deve conter alguns elementos, entre eles destacam-se: a necessidade de uma autoavaliação, de uma análise sobre o mercado e o sobre o cliente.

Tudo isso depende, no entanto, da construção de uma marca com identidade, do desenvolvimento de produtos de qualidade e com inovação, de investimentos em tecnologias para processos e produtos e de estratégias de posicionamento no mercado. E você, já se preparou para 2014, ou vai ficar esperando o próximo mês de dezembro pra faturar? “Pense nisso”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário