quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Porque avaliar é necessário 

Final de ano chegando e o clima de confraternizações toma conta de todos nós. Agora vale salientar, que também é momento de fazer retrospectivas e tudo que aconteceu de bom e ruim ao seu cliente.

Um banco de dados sempre é fundamental para a avaliação dos resultados, e para planejar os passos futuros. Cada vez mais estamos presentes na mídia. Folders, informativos, panfletos, spots, programas de rádio e TV, bem como as redes sociais são meios que nosso cliente pode transmitir sua mensagem. A mensagem foi bem passada? O conteúdo foi bem entendido? A avaliação está positiva? Atingimos nossas metas? O que faremos em 2014?

Essas são algumas das questões que não podem ficar sem resposta principalmente para quem trabalha com comunicação, pois para muitos o comunicador é um “mago” detentor de todas as respostas. Mas não existe nada de magia para chegar a esses dados, o que existe é planejamento e um cliente que esteja disposto a vislumbrar que existem planejamentos a curto, médio e longo prazo.


Com os dados do ano em mãos podemos realizar um comparativo com períodos anteriores, e é claro sem esquecer que dados do adversário também são fundamentais para a definição das metas do ano seguinte.

A fórmula é simples: Preparar um banco de dados, analisar essas informações, comparar com as metas estabelecidas, e dependendo dos resultados, avaliar a melhor forma de trabalhar para que 2014 seja superior a 2013 que se aproxima do fim.

E você? Preparou o banco de dados de seu cliente?


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