quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Redes sociais e o imperativo da visibilidade

A palavra Redes Sociais é moda hoje em dia. Todo mundo quer estudar ou trabalhar sobre o tema. Mas o que muita gente se confunde é que as redes sociais não surgiram nos últimos anos e que hoje estão no seu momento de auge. O Facebook, Twitter, Google+, entre tantas outras, na verdade, são sites de redes sociais, pois esta palavrinha da moda é uma metáfora utilizada para a apropriação do grupo a um determinado sistema.
 
Na verdade são os atores sociais – eu, você, seu amigo – que constituem as redes sociais ao utilizar os sites como Facebook, por exemplo, mantendo uma interação com outros perfis. E esses sites têm como principal objetivo focar na exposição pública das redes conectadas aos atores. São sistemas onde há perfis e espaços específicos para a publicização das conexões com os indivíduos. E as redes sociais também podem ser construídas por meio dos comentários e dos links compartilhados entre os perfis. 

Tudo isso só foi possível com o advento da internet. Dentre as mudanças provocadas pela web destaco a necessidade de exposição pessoal, principalmente com a popularização dos sites de redes sociais. Vivemos baseados no “imperativo da visibilidade”, onde é preciso ser visto para existir no ciberespaço. É preciso constituir-se parte dessa sociedade em rede, apropriando-se do ciberespaço. 

Uma coisa que os sites de redes sociais permitem e favorecem é que os atores sociais estejam mais conectados e mantenham laços sociais com quem está fisicamente distante. E isso significa que temos mais visibilidade tanto no que somos e no que queremos publicizar.
 
Essas e outras discussões, para quem quer estudar o assunto, estão presentes no livro “Redes Sociais na Internet” de Raquel Recuero. O bom é que está disponível para download no link (http://goo.gl/nr7M1h).
 
Todas as quartas-feiras vou disponibilizar mais uma ferramenta para complementar o assunto: o podcast da coluna “Mundo Conectado”. Na edição de hoje vou abordar sobre as redes sociais de nicho. É só clicar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário