terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sem grandes novidades - o deputado federal Zé Augusto anunciou na tarde de ontem o que ele tem em mente para o grupo Taboquinha em 2014. No fim das contas ele anunciou que pretende apoiar as candidaturas de Ernesto Maia e Toinho do Pará na disputa por vagas na ALEPE.
O mesmo Zé - com um discurso bem ao seu estilo, de que todos devem se unir em torno desse “mirabolante” projeto, Zé apelou para o fim dos conflitos internos no partido Taboquinha.

Meio confuso - mas como haver união, se o grupo terá duas candidaturas ao mesmo cargo?

Não gostou - muitos dizem que o ex-prefeito Toinho do Pará não ficou muito feliz em ter que dividir o apoio de Zé Augusto com Ernesto. Pessoas próximas a Toinho afirmaram que ele contava com o apoio único ao seu nome.
E agora Toinho? - diante da nova realidade resta saber se Toinho manterá a promessa de parcerias com Zé Augusto em outras cidades do estado.

Novidades - duas presenças no evento de ontem chamaram a atenção da mídia. Cleiton Barbosa, que concorreu ao cargo de prefeito na eleição de 2012 e o jovem Elves Ferreira, que preside o PHS em Santa Cruz, e que há alguns meses chegou a anunciar apoio aos projetos políticos do prefeito Edson Vieira e do deputado Diogo Moraes.

Os motivos - Elves foi prestigiar o seu companheiro de partido Toinho do Pará. Já Cleiton começa a fazer o caminho da volta ao grupo Taboquinha, depois de alguns meses pregando que a forma de fazer política dos tradicionais grupos da cidade estava defasada.

Mais forte - em meio a tudo que ocorreu ontem um fato é inegável, Ernesto Maia sai fortalecido, pois até bem pouco tempo Zé Augusto não admitia apoiar o nome do sobrinho. Ontem, no entanto, Zé teve que se curvar ao novo momento que vive o grupo Taboquinha.

Mais fraco - em compensação, o PTB nunca esteve tão fraco na Capital das Confecções. Na eleição de 14 os Taboquinhas não terão um candidato sequer com a legenda 14. PROS (90), PSL (17) e PHS (31) são as novas legendas do grupo.

O culpado – o enfraquecimento da legenda em Santa Cruz deve-se principalmente à forma relapsa como o senador Armando Monteiro tem tratado o grupo.

Negligente - ausente há mais de um ano da cidade, Armando negligenciou o debate Taboquinha e apesar de percorrer todo o estado em pré-campanha ao governo, não dedicou um dia sequer da sua agenda a Capital das Confecções.

MMA no Brejo - a sessão ocorrida na última sexta-feira na Câmara de Vereadores da cidade de Brejo da Madre de Deus por muito pouco não termina com uma confusão generalizada. Os vereadores Josevaldo e Avercino se desentenderam e tiveram que ser contidos para que o pior não acontecesse.

Zoada das grandes - o presidente da Câmara, Hilário Paulo, solicitou a ajuda da Polícia Militar para conter os ânimos, que estavam para lá de exaltados. Josevaldo e Avercino trocaram acusações e xingamentos.

Reprise - vale a pena lembrar que esse não é o primeiro registro de desentendimento entre vereadores das cidades do Polo de Confecções. Gilson Carlos e Demar, de Taquaritinga do Norte e Deomedes e Zé Minhoca de Santa Cruz do Capibaribe também tiveram que ser contidos para que as respectivas Câmaras não fossem transformadas em octógonos de MMA.

Repercutiu - as informações postadas aqui na coluna “De olho no poder”, da última quinta-feira, sobre a reforma que o prefeito de Taquaritinga, Evilásio Araújo, pretende fazer em sua administração, caíram como uma verdadeira bomba no meio político da Dália da Serra.

90% de acerto - ao longo dos últimos dias quase todas as informações foram confirmadas. Desde a iminente saída de Ronaldo Veiga da secretária de saúde, e seu consequente retorno à Câmara de Vereadores, até a contratação de um santa-cruzense para a equipe de comunicação de Lazin. O nome escolhido foi o de Egídio Amorim.

O erro - apenas uma informação não deverá ser confirmada, a ida de Ronaldo César para a secretária de saúde, em substituição ao seu xará, Ronaldo Veiga. O nome de Ronaldo teria enfrentado uma certa rejeição no âmbito do governo de Evilásio, o que fez com o que ele mudasse de ideia.

César Mello