quarta-feira, 18 de dezembro de 2013



A internet e o marketing como estratégia política


Um fato recorrente observado na execução das campanhas políticas nos últimos anos é o uso, cada vez mais constante, da internet e suas ferramentas de comunicação. Isso se deve à profissionalização das pessoas que lidam com essa plataforma e a presença e interação dos agentes sociais. Com isso, justifica-se o investimento para fazer parte desse universo da web, para ser visto e comentando no ciberespaço, assim como, para transpor as barreiras invisíveis e tomar outra proporção nas ruas. 

E para fazer bonito e difundir uma imagem favorável dos atores políticos os marqueteiros entram em cena. Atualmente, já não está em discussão a presença do marketing político como parte da campanha eleitoral, pois ele é uma realidade social que compreende agentes, ações e representações.

E o grande desafio desses profissionais é atuar no “reino da formação da imagem”, não apenas melhorando os aspectos visíveis de um candidato – sua imagem física, mas sim adaptando a presença do ator político ao imaginário e anseios do eleitorado. Isso porque contamos com uma gama de ferramentas para divulgação e afirmação da imagem pública dos atores, como as redes sociais e os meios de comunicação tradicionais (jornal, rádio e televisão).

O marketing político tem o grande desafio hoje de ‘fabricar’ o clima de intimidade dos candidatos com os agentes sociais, principalmente quando se refere aos perfis das redes sociais. Os cidadãos querem fazer parte desse jogo, opinando, comentando, compartilhando e discutindo junto com os atores políticos o rumo da sua cidade, estado ou país. E essa aproximação é possível graças ao ciberespaço, que diminuiu barreiras geográficas e aproxima os agentes dos políticos.

E nesse processo, o marqueteiro deve agregar os atributos à “personalidade” do candidato para atrair a simpatia e ganhar a adesão dos cidadãos. Para chegar a essa conclusão, os profissionais buscam interpretar, com a ajuda de pesquisas qualitativas, aquilo que o eleitorado espera de um candidato, traduzindo as ideias em imagens favoráveis da forma que isto se traduza em votos.

No podcast de hoje vai rolar um bate-papo com o jornalista Gilberto Silva e o publicitário Valtency Vasconcelos sobre internet e eleições. É só clicar e aprender mais um pouco sobre o assunto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário