sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

COM TUCANO, DILMA PREGA PARCERIA ENTRE GOVERNOS

Em visita a áreas afetadas pelas chuvas em Governador Valadares (MG), a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que precisa haver uma parceria entre o governo federal, estados e municípios para agilizar obras de prevenção. "Vejo uma grande parceria entre nós e um espírito de cooperação, que tem que imperar nessas horas. Nessas horas temos que esquecer que temos divergências políticas, ou que somos de partidos distintos, ou enfim que um torce para um clube de futebol ou para outro clube. Nós temos que atuar como um organismo salvando a população, para isso fomos eleitos", disse.

Dilma falou após reunião de coordenação, no aeroporto de Governador Valadares, com a presença de ministros e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. As prefeituras que têm o estado de calamidade reconhecido recebem um cartão para fazer gastos emergenciais. 

A presidenta lembrou o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e os mecanismos de alertas como pluviômetros, radares e mapeamentos de riscos nos municípios para avisar a população sobre algum evento natural. 

Dilma também ressaltou a importância do trabalho das defesas civis municipais, estaduais e nacional, no resgate das pessoas em áreas de risco.

Outra ação do governo lembrada por Dilma foi a distribuição de kits de limpeza e de cama, mesa e banho. Segundo ela, a reconstrução de casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, e de pontes, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), terá que ser feita depois que as chuvas acabarem. "Se eu começar a construir uma ponte, vem a chuva e leva tudo, não tem sentido".