sábado, 14 de dezembro de 2013

Marketing de guerrilha: Bem Vindos a Batalha das Marcas

É comum recebermos um bombardeio de propagandas (mensagens publicitárias) vindas por todos os meios, canais e veículos de comunicação. Mas nem sempre estamos dispostos a recebê-las, porém, nos falta escolha.

As propagandas estão dispostas em ônibus, na Televisão, rádio, revistas, jornais, outdoors, nos nossos e-mails, e hoje principalmente nos sites de busca, de relacionamento e principalmente em nossas redes sociais. Enfim, seguem espalhadas em todos os espaços e lugares.

Atualmente uma tática bastante utilizada é o Marketing de Guerrilha. Isso mesmo você não leu errado, Marketing de Guerrilha mesmo.  Mas de onde surgiu esse termo?

Marketing de Guerrilha é originado da guerrilha armada (indústria bélica). O Marketing apropriou-se do termo guerrilha, pois define como um tipo de guerra em que o principal objetivo é impor suas ideias, liquidando com seus concorrentes. Veja o exemplo abaixo:

Em outras palavras, o Marketing de Guerrilha é o conjunto de técnicas utilizadas para diferenciar uma marca da outra, trazendo quase que sempre em sua mensagem algo mais trabalhado, provocando no público uma inquietação, fazendo com que o consumidor reflita sobre o conteúdo que está exposto para ele.

E aí? Qual a sua opinião sobre esse assunto. Participe enviando seu comentário, sua sugestão e sua crítica. Afinal o Mundo do Marketing é nosso espaço semanal para discutirmos esse e outros temas. Até mais pessoal.