sábado, 9 de novembro de 2013



Publicidade e Propaganda. Afinal, existe realmente diferença?

É muito comum ouvirmos falar de Publicidade e Propaganda como sinônimos, no entanto é importante salientar que existem algumas situações específicas que diferenciam uma da outra. 

A princípio, a palavra publicidade designava o ato de divulgar, de tornar público. Teve origem no latim publicus (que significava público), dando origem ao termo publicité, em língua francesa. Já por propaganda tem-se a origem da palavra como sendo um gerúndio latino do verbo propagare, que quer dizer: propagar, multiplicar (por reprodução ou por geração), estender, difundir. Fazer propaganda é propagar idéias, crenças, princípios e doutrinas.

No entanto é importante salientar que para nós o que realmente importa é a aplicação das duas como técnica e estratégia de marketing, agregando valor as marcas e fornecendo subsídios para obtenção de vantagens competitivas em relação a concorrência de mercado. 

Dessa forma pode-se entender Publicidade como o conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes. Já a propaganda, busca divulgar um produto ou serviço, a fim de que o consumidor "saiba" que ele existe, para em seguida deve induzir o consumidor a compra do produto / serviço. Em suma podemos diferenciar da seguinte maneira:

A propaganda é definida como sendo "a comunicação de massa, paga, cujo objetivo é difundir informações, criar atitudes e induzir a ações benéficas ao anunciante (geralmente, compra do produto ou serviço anunciado)". Em outras palavras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a beneficiar uma empresa, um produto ou um serviço sob o patrocínio ostensivo de alguém (o anunciante, claramente identificado).

Por sua vez, publicidade é o esforço de comunicação destinado a influenciar determinadas atitudes, mas sem o patrocínio ostensivo de alguém que é o anunciante clara e perfeitamente definido.

Todavia, as duas estão alinhadas ao composto de marketing ou ao P de Promoção que falamos no texto anterior. O uso correto de estratégias publicitárias pode significar uma imagem institucional positiva da marca/empresa e assim um posicionamento melhor significado pelo mercado-alvo. Portanto, quando perguntarem se existe diferença entre as duas você já sabe a resposta, porém mais importante do que entender os conceitos teóricos é saber em qual momento devemos fazer uso dessas ferramentas tão importantes.


Espero que gostem, envie seu comentário, deixe sua opinião/sugestão/crítica,  compartilhe, curta. Esse é o Mundo do Marketing e o mundo do marketing é o nosso mundo. 


Valtency Vasconcelos


Publicitário


Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos


Social Media na G2 Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário