sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Os 4 P's do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção

Também conhecidos como mix de marketing, os 4 P's do marketing oferecem informações fundamentais para que sejam montadas estratégias que atendam prontamente o mercado ao qual as marcas/produtos estão inseridos. Para entendermos melhor esses conceitos vamos detalhar um pouco mais de cada um deles.

1- Preço - o preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

2- Praça (ponto de venda) - a praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantí­ssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

3- Produto/Serviço - produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando-se da estratégia de marca.

As organizações utilizam-se do "P" produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado.

4- Promoção - os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada.

Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de marketing) estão inter-relacionados; decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente.

Dessa forma devemos alinhar as estratégias para garantirmos a competitividade de cada marca/produto/serviço em relação aos seus concorrentes no mercado. Para uma maior compreensão da temática, na próxima semana falaremos um pouco mais sobre estratégias de promoção e a importância da propaganda nesse cenário.


Espero que gostem, envie seu comentário, deixe sua opinião/sugestão/crítica,  compartilhe, curta. Esse é o Mundo do Marketing e o mundo do marketing é o nosso mundo.

Valtency Vasconcelos

Publicitário
Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos


Social Media na G2 Comunicação Integrada

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