Os 4 P's do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção
Também conhecidos como mix de marketing, os 4 P's do
marketing oferecem informações fundamentais para que sejam montadas estratégias
que atendam prontamente o mercado ao qual as marcas/produtos estão inseridos.
Para entendermos melhor esses conceitos vamos detalhar um pouco mais de cada um
deles.
1- Preço - o preço é o único componente do mix de marketing que gera
receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de
mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve
observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para
proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode
ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar
produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo, a fim de que
seja atrativo aos clientes. Contudo, não pode ser demasiadamente baixo, pois
pode depreciar o produto aos olhos dos clientes, que podem pensar que há algo
de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois
não gerará lucro significativo.
2- Praça (ponto de venda) - a praça ou distribuição de um produto no mercado tem um
importantíssimo papel no Mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que
o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso
pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto
de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os
produtos depois de produzidos precisam portanto chegar ao consumidor final, e
para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante
destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que
fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.
3- Produto/Serviço - produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para
satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da
estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma
marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e
diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam
utilizando-se da estratégia de marca.
As organizações utilizam-se do "P" produto
oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as
necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de
produtos, de acordo com a participação de mercado.
4- Promoção - os profissionais de marketing usam estas variáveis para
estabelecer um plano de marketing. As estratégias são necessárias para se
combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de
vendas em uma campanha coordenada.
Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de
marketing) estão inter-relacionados; decisões em uma área afetam ações em
outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado
pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais
fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária,
os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de
preço agressiva. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as
estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente.
Dessa forma devemos alinhar as estratégias para garantirmos
a competitividade de cada marca/produto/serviço em relação aos seus
concorrentes no mercado. Para uma maior compreensão da temática, na próxima
semana falaremos um pouco mais sobre estratégias de promoção e a importância da
propaganda nesse cenário.
Espero que gostem, envie seu comentário, deixe sua
opinião/sugestão/crítica, compartilhe,
curta. Esse é o Mundo do Marketing e o mundo do marketing é o nosso mundo.
Valtency Vasconcelos
Publicitário
Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos
Social Media na G2 Comunicação Integrada
Publicitário
Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos
Social Media na G2 Comunicação Integrada
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