quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A ironia que compensa - Juiz que ironizou demora para voltar ao cargo, deve voltar a trabalhar
A Associação dos Juízes Federais do Brasil abriu processo disciplinar para avaliar se o juiz federal Marcelo Antônio Cesca, que ironizou em fotos postas em redes sociais a demora da Justiça para analisar a volta dele ao trabalho, deve voltar a ser filiado à entidade. 

De acordo com a organização, ele se desligou após a abertura de um processo administrativo disciplinar, em dezembro de 2011, que investigava as reiteradas agressões verbais do magistrado contra os colegas e familiares deles.

A entidade disse que Cesca pediu a refiliação no final de janeiro e que tem até esta quinta-feira (20) para apresentar defesa em relação ao caso. Um dos alvos do juiz, o presidente da entidade, Nino Toldo, informou que não vai se pronunciar a respeito do caso.

O G1 procurou Cesca, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Em nova postagem feita na madrugada desta quarta-feira (19), o magistrado criticou a associação e os membros, pedindo a renúncia do presidente e da atual diretoria. "Podem me processar à vontade, capachos dos bandidos de toga", disse.

Cesca foi afastado do cargo em novembro de 2011, depois de um surto psicótico. Em maio de 2013, três psiquiatras emitiram laudo dizendo que ele estava apto a trabalhar. 

O caso não foi analisado ainda. Em nota, o TRF 1 disse estar "empenhado na rápida solução do processo". O tribunal se posicionou após ser oficiado pelo Conselho Nacional de Justiça, depois que o caso ganhou repercussão na imprensa.

Com informações do G1