terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fragilidades expostas - a forte chuva que pegou a todos de surpresa no final da tarde de ontem em Santa Cruz deixou evidentes as fragilidades de uma cidade que cresceu de forma desordenada ao longo das últimas décadas.

O conjunto da obra - loteamentos irregulares, casas construídas dentro do leito de rios e riachos, além de bueiros entupidos por lixo doméstico contribuíram para uma série de cenas que os santa-cruzenses não esquecerão tão cedo.

Os absurdos - segundo o coordenador da Defesa Civil, Bartô Neves, existe em Santa Cruz a péssima “cultura” da comercialização ilegal de lotes de terra. Em entrevista a Polo FM ele disse que algumas áreas foram comercializadas mais de uma vez.

Os absurdos II - “Existe a cultura de donos de loteamentos venderem lotes em áreas de risco, apenas na intenção de lucrar, porém, desde 2013 vem sendo feito um levantamento das áreas de risco, onde já foram detectadas áreas de invasão que foram vendidas duas ou três vezes”, disse ele.

A água pede passagem - o diretor de meio-ambiente da Prefeitura, Pablo Ricardo, atribuiu muitos transtornos ocorridos ontem à forma desordenada como várias construções foram erguidas. ”Aterramentos, invasões, lixo entupindo bueiros, parte das inundações em alguns lugares foi causado por isso, principalmente invasão de locais onde teoricamente não se poderia construir, literalmente construíram no curso da água. A água simplesmente buscou o seu lugar”, disse Pablo em seu perfil no Facebook.

Mais afetada - a Rua Bahia, no bairro Cruz Alta, foi um dos locais mais afetados pela força das águas. O dia de hoje foi de muito trabalho moradores e funcionários da prefeitura, que se esforçam para que os estragos fossem reparados o quanto antes.  

E vem mais chuva por aí - informações ainda extra-oficiais preveem mais chuva para esta quarta-feira. A torcida é para que desta vez as águas não causem tantos problemas.

Rompimento - enquanto isso, na Paraíba o clima é de ruptura entre o governador Ricardo Coutinho e o seu principal aliado, o senador Cássio Cunha Lima. Ambos já não escondem seus objetivos e não existe mais sequer uma relação institucional entre eles.

Mas já? - em toda Paraíba partidários de Cássio e Ricardo já se preparam para o embate eleitoral. Nesta terça vazou na internet um material, que presume-se, ser da pré-campanha de Cássio, que deve ser oficializada nos próximos dias.

Eleição acirrada - a aliança política formada em 2010, com o objetivo principal de derrotar o então governador Zé Maranhão, chega ao fim com os principais protagonistas de ânimos notadamente acirrados e com a expectativa de uma disputa eleitoral acirradíssima.

Campina, grande e forte - como sempre, forte no cenário político estadual, tudo caminha para que a cidade de Campina Grande tenha dois candidatos a governador em outubro, já que o ex-prefeito Veneziano Vital também deseja disputar o cargo, entretanto, há quem aposte em uma junção entre os campinenses, com o intuito de derrotar Ricardo.

PT bola murcha - o Partido dos Trabalhadores não se emenda mesmo. uma bola de futebol com o rosto do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, além do número do partido, apareceu em plena visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao estádio Mané Garrincha, que abrigará jogos da Copa do Mundo.

Constrangedor - segundo o site da revista Veja, A bola foi levada até a sala de imprensa para ser fotografada mas, diante do constrangimento causado à comitiva da Fifa, foi retirada do local. Temendo sanções por campanha eleitoral antecipada, Agnelo divulgou nota na qual afirma que o artefato foi levado espontaneamente por um participante do programa Fábrica Social, que emprega pessoas de baixa renda no DF para produzir bolas.

A taça do mundo é do PT - faltando poucas semanas para uma Copa do Mundo que promete ser a Copa dos improvisos e da desorganização, o PT caminha firme e forte rumo ao título de Partido mais sem noção do mundo.

César Mello