domingo, 16 de fevereiro de 2014

Festa do Povo com área VIP?
Depois da não vinda do Cheiro de Amor, mudanças de atrações, movimentações em internet e chamadas iguais às campanhas eleitorais, finalmente aconteceu o “Taboquinha Fest”. O propósito da festa foi justamente dar visibilidade a campanha de 2014, colocando aí como protagonistas os pré-candidatos Ernesto Maia (PSL) e José Augusto Maia (PROS). Inclusive na divulgação do material tem um erro (ou não). Coloca Zé Augusto como deputado estadual, mas aí vamos dizer que foi erro (ou não) do estagiário. 

A questão é que a festa foi a única forma de juntar os cacos de um grupo rachado, e tentar um fôlego novo com a adesão da juventude. Sei que vão dizer que foi uma festa privada, mas onde tem político, tapinha nas costas, aperto de mão e discurso, pra mim, isso é tudo, menos festa totalmente privada. E não vou entrar no mérito da origem dos custos pra sua realização.

Então vamos à questão principal – sempre baterei nesta tecla – é que o foco da festa deveria ser justamente amplo, plural, e não direcionado a um segmento. Pesquisas dão conta que o público apaixonado em Santa Cruz do Capibaribe é limitado, então o óbvio não está sendo feito pela oposição, a captação de novos eleitores. E esse erro pode custar caro em outubro de 2014. De última hora, arrumou-se um pretexto “social” para o evento com a doação de alimentos, causa nobre, contudo, uma festa que na teoria seria popular, inclui aí área Vip, camarote e vodka à vontade...é claro,  somente para os que compraram as pulseiras “Vips”.

Um fato é evidente, em ano eleitoral (diga-se de passagem, deveria ser o tempo todo) quem é importante é justamente o povão. Aquele da periferia, que trabalha duro, a costureira, o pedreiro, o ambulante o que leva a cidade ao progresso com o suor de seu trabalho, em suma, a grande maioria. Quem pretende vencer eleição e ficar de bem com o povo deve incluir, abrir portas, e não restringir, limitar e separar os “importantes” dos sem pulseirinha. Mais um erro, que pode e deve custar caro ao grupo de oposição.

E você se acha importante, ainda que não tenha uma pulseirinha que diga isso? Minha mãe diz que eu sou importante – ao menos pra ela -, é claro. E como mãe não mente, não irei discordar da dona Neide. Quero ver no dia da eleição o que vale mais, um título de eleitor ou uma pulseirinha Vip.

Com barbas de molho – Os integrantes do PT pernambucano estão desconfiados de que pode haver um revés nas eleições deste ano. A cada dia, crescem especulações de que o candidato seria Lula, e seu vice, Eduardo Campos (PSB). Será mesmo? Como em política nunca se pode duvidar de nada, os pernambucanos da legenda estão evitando bater forte no governador.


Precisando de um namorado- Segundo interlocutores, muitos banqueiros e empresário vão se queixar ao 
ex-presidente Lula, sobre o duro modo como são tratados pela presidente Dilma Rousseff. De pronto, o espirituoso Lula diz: “Dilma precisa arrumar um namorado”. Quem sabe alguém do PMDB não se habilita?

Debate Global definido – É o que informa em sua coluna Painel (Folha de S. Paulo), a jornalista Vera Magalhães sobre as datas dos debates da campanha presidencial deste ano. O primeiro vai acontecer no dia 2 de outubro no primeiro turno, e no dia 24 de outubro (2º turno). Participarão os quatro primeiros candidatos com melhor posição, conforme pesquisa divulgada na semana anterior.



Nanicos de Fora – Esse critério serve para que não aconteçam fatos a exemplo das últimas eleições à prefeitura de São Paulo. O debate foi suspenso porque o homem do “aerotrem”, Levy Fidelix (PRTB) ficou de fora e conseguiu na justiça o impedimento do debate.

Entrevistas – a Globo também definiu as datas das entrevistas com os presidenciáveis. No Jornal Nacional de 11 a 14 de agosto, no Jornal da Globo de 1º a 4 de setembro e no Bom dia Brasil, as entrevistas ficarão entre 22 a 25 de setembro.


Emancipação – Centenas de caravanas de inúmeras localidades do país vão até Brasília nesta terça (18) para a apreciação pela Câmara dos vetos presidenciais. Entre as proposições está o PLS 98/2002, que criaria em tese, mais de 400 municípios em todo país. Pão de Açúcar e São Domingos, distritos de Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus respectivamente estão em grande expectativa.

Frase da Semana

 “Não podemos colocar cabresto na democracia e enquadrar o debate político, distribuindo cargos ou pensando 
que todos se põem de joelhos diante do poder do dia”.

Do presidenciável Eduardo Campos, no domingo (16), dia em que a Rede completa um ano de existência e consolida aliança com o PSB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário