terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Empreender é preciso

O empreendedorismo é sem dúvida, um dos assuntos mais abordados no mundo empresarial, muitas são as definições e conceitos que tentam abarcar o tema, mas todas essas discussões embora divergentes são unânimes quando o assunto é “a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento da sociedade”.

De fato, é inegável a contribuição do empreendedorismo para a geração de emprego, renda e dignidade humana. As soluções tecnológicas que você faz uso para facilitar sua vida são obras de empreendedores, o computador,  que você agora utiliza para ler esse texto é uma invenção empreendedora, enfim, tudo que surge para melhorar a vivência social e que contribui para a geração de riqueza e bem-estar coletivo é fruto do empreendedorismo.

E o que é ser empreendedor então? A vertente econômica associa empreendedorismo com inovação, nisto, para esse enfoque o empreendedor é alguém que cria novos produtos, processos e serviços.

Os comportamentalistas por sua vez dizem que o empreendedor é alguém com características diferenciadas, as quais lhes conferem vantagens e espaço no mercado. 

Para essa vertente, o empreendedor é um visionário, criativo, otimista e possui coragem de assumir riscos. Já os culturalistas dizem que é o ambiente que cria o empreendedor, assim se ele vive em um lugar onde existam muitos exemplos de negócios bem sucedidos ele tenderá a seguir o padrão. De modo geral o empreendedor é um misto desses fatores e seu sucesso é a junção dessas características.

Além disso, o empreendedorismo é algo que pode ser aprendido, segundo Dolabela (2003) esse fenômeno é uma forma de ser e agir no mundo, sendo pois, um tipo de conhecimento.

E o APL de Santa Cruz do Capibaribe é empreendedor? Quais as características empreendedoras precisam ser incentivadas aqui?

Eu diria que no início os habitantes locais foram empreendedores, já que assumiram o risco de empreender uma nova atividade econômica, usaram os recursos de forma criativa transformando retalhos em roupas, mas atualmente esse empreendedorismo encontra-se comprometido, uma vez que a atuação da maior parte das empresas ocorre sob condições nada inovadoras, como informalidade, imitação, produtos de baixa qualidade e pouca diferenciação. Assim, tanto o empreendedorismo econômico (inovação) como os fatores comportamentais devem ser estimulados e as heranças culturais dessa dotação econômica precisam ser canalizadas para as demandas citadas. Como a tendência industrial é a inovação, a criação de produtos modernos, eficientes e lucrativos, “Empreender é preciso”, para garantir a sustentabilidade do arranjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário