terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O consumidor tem sempre razão: tendências de consumo têxtil/confecções

“Se antes ter o melhor carro, o relógio certo ou ser o mais bonito do recinto era sinônimo de status, agora o que vale é estar mais online, ser mais "verde" ou mais inteligente. O consumidor não é mais o mesmo”. (Henry Mason, diretor global de pesquisa da trendwatching.com).

O consumo tem sido significado como algo que vai além da satisfação das necessidades humanas, durante muito tempo, ele tem sido usado como forma de distinção social, como uma ferramenta que segrega quem pode de quem não pode, que diferencia que usa de quem apenas deseja.

Hoje, se observa novas tendências surgindo e embora o consumo continue sendo uma forma de diferenciação social, ele está se tornando cada vez mais uma ferramenta que dá voz e vez a públicos segmentados, os quais eram muitas vezes marginalizados dos modismos das grandes marcas, quer seja pelo preço inacessível que praticam ou pelas referências dos seus produtos que não traduziam os anseios, gostos e visões de mundo destes grupos (ZÜLZKE, 1991).

Nesse contexto, segmentar o mercado é a forma de conquistar e fidelizar clientes, para tanto, conhecer o consumidor é fundamental para ofertar produtos que valorizem seus costumes e opiniões. "Se você é uma empresa, deve saber exatamente com qual esfera quer se comunicar. Uma vez feito isso, é necessário vender algo que permita ao consumidor contar uma história sobre quem ele é". (Henry Mason, diretor global de pesquisa da trendwatching.com).

Segundo dados da consultoria de consumo trendwatching.com, o consumidor contemporâneo ver o consumo como uma experiência social, nisto consumir vai além do mero ato de comprar e usar. Essas tendências de consumo atuais estão embasadas nas seguintes referências: a) relações de consumo virtual/internet; b) personalização de produtos/segmentação de mercados e desejos; c)praticidade/utilidade; d)valorização do local/orgulho regional; e)Responsabilidade Socioambiental.

Mas como resignificar essas tendências de consumo para o consumidor do mercado têxtil/confecções? Simples: conheça seu consumidor, oferte produtos agreguem valor a sua vivência social, personalize os produtos de acordo com os gostos, costumes e valores de seu público, ofereça conforto e estética ao mesmo tempo, coloque artefatos culturais do Brasil e das regiões do consumidor, transite nos espaços da web expondo os produtos e captando as mudanças de hábitos e costumes dos seus públicos, seja ecologicamente correto e socialmente justo e diga ao cliente aquilo que ele quer ouvir.

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