segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PRESIDENCIÁVEIS TÊM TIMES PARA EXPLORAR "APAGÃO"

Os pré-candidatos à Presidência da República pela oposição pretendem reforçar o discurso sobre um suposto risco de desabastecimento energético no País durante a campanha. Para isso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), contam com times informais de especialistas na área.

Reportagem do jornal Valor Econômico desta segunda-feira 17 cita, como conselheiros de Aécio, o economista e consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, que tem fornecido dados e análises sobre energia elétrica, petróleo e gás. Em artigo publicado hoje, ele defende que a gestão da Petrobras seja um dos temas do debate eleitoral (leia aqui).

Outros consultados pela equipe do tucano são a economista e advogada Elena Landau, que foi diretora do BNDES e responsável pela área de privatização do governo FHC, o presidente da estatal mineira Cemig, Djalma Morais, e o líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA), ex-presidente da Eletrobrás.

O time de especialistas de Campos está menos definido. De acordo com o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, isso começará a ser feito essa semana. No entanto, ao menos três nomes ligados ao presidenciável têm sido ouvidos com frequência sobre o setor de energia.

Entre eles estão o ex-presidente da Chesf João Bosco de Almeida, hoje titular da Secretaria de Infraestrutura do estado, e Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente, do PV, que é aliado da parceira do governador de Pernambuco, Marina Silva. Campos ouve ainda outro ex-presidente da Chesf, Mozart Siqueira.

Auxiliares dos dois pré-candidatos apontam que este é o momento de calibrar o discurso na área, e não apenas aumentar o tom de críticas contra o governo Dilma. Leia aqui a íntegra da reportagem do Valor Econômico.