quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Zé [NO AR] - o deputado federal Zé Augusto concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira no programa “Opinião”, da Comunidade FM. O deputado voltou a falar da polêmica em torno do veto da presidente Dilma ao projeto das emancipações e de quebra, apimentou o debate político do dia.

Confiante demais - Zé Augusto se mostra muito confiante na queda do veto presidencial. “A situação é favorável para a derrubada do veto. Existe um novo projeto, que pode ser votado em regime de urgência urgentíssima, no entanto, o sentimento na Câmara é de que o veto poderá ser derrubado”, disse o deputado.

Ou vai ou racha - ele ainda falou da situação desconfortável que o governo enfrenta em decorrência do debate em torno do veto. “O governo terá que ceder, pois o prejuízo pode ser ainda maior. Trata-se de um veto equivocado, pois o projeto foi trabalhado dentro do próprio governo”.

E agora? - outro assunto abordado na entrevista foi a conjuntura política envolvendo o PP, do deputado Da Fonte e o PROS, que em Pernambuco é comandado por Zé Augusto. “Foi celebrado um acordo em Brasília para a formação de um bloco no Congresso, porém, nos estados tudo continua da mesma forma. O PROS seguirá aquilo que for mais conveniente para a legenda”.

Comigo não - sobre declarações de Da Fonte, de que o PROS seguirá o caminho que o PP seguir, sem direto a outra opção, Zé disparou. “Da Fonte disse, mas de pronto eu desmenti”.

99,9% - ainda sobre eleições 2014, Zé Augusto disse que o apoio do PROS a candidatura de Armando Monteiro ainda não está concretizado, mas está praticamente certo. “Estive ontem com Armando e nosso interesse é fechar com ele para a eleição estadual”.

Incrédulo - o deputado ainda desdenhou da possibilidade do PP ter candidatura própria ao Palácio do Campo das Princesas. “Não acredito na candidatura do PP, creio que o PP fique mesmo é com Armando”.

Deu na pedra? - o ponto mais forte da entrevista, entretanto, ainda estava por vir. Segundo ele, a prometida obra do Centro de Imagem de Santa Cruz, pode não mais sair do papel, por, segundo ele, perca de alguns prazos por parte da Prefeitura.

A culpa é da Prefeitura? - “A Prefeitura não cumpriu o prazo e nós podemos perder mais de dois milhões de reais. A Prefeitura teria prazos a cumprir no toante a documentos, mas não honrou com a sua parte e Santa Cruz poderá sair no prejuízo”, disse Zé.

A culpa é da Prefeitura? II - mais adiante o deputado disse: “se perdemos esse dinheiro foi por irresponsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz”.

Sensacionalismo e terrorismo - ainda no “Opinião”, o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra,  contra-atacou e bate pesado em Zé Augusto. “O deputado utiliza de palavras sensacionalistas, para criar um clima de terrorismo na cidade. A mesma informação que ele recebeu eu recebi, só que o conteúdo é diferente daquilo que foi colocado por ele no programa”, disse Luciano.

Dinheiro imaginário - sobre as emendas que teriam sido destinadas por Zé, Luciano disse que as mesmas não tem nenhum valor, se não forem empenhadas pelo Governo Federal. “Essas emendas só passam a existir de fato quando é feito o empenho da emenda, enquanto isso elas não passam de um jogo político”, disse ele, que seguiu, “a emenda não foi empenhada. Zé quer criar um clima para atribuir responsabilidade a Prefeitura pela não concretização de mais essa emenda”.

Tudo travado - para fechar, Luciano disse que falta poder de articulação para o destravamento de suas emendas. “O deputado precisa ter articulação suficiente para fazer com o que as suas emendas sejam carimbadas e empenhadas pela presidente”.

Vale a pena lembrar que... - até hoje “apenas” 500 mil reais, referentes a obra do INSS foram empenhados das emendas do deputado Zé Augusto. Em mais de 3 anos de mandato o mesmo já teve mais de 30 milhões em emendas que por um motivo ou por outro foram perdidas.

César Mello