quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014



Cativar ou encantar?!

“Que quer dizer cativar? Pergunta o Príncipe
É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
Se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim o único no mundo.
E eu serei para ti a única no mundo”



Comecei minha coluna de hoje com um trecho do livro “O Pequeno Príncipe” para fazer uma analogia ao nosso Mundo Conectado, já que muitas pessoas, empresas e assessores conquistam seus seguidores nas redes sociais, mas não os mantêm. E se cativar é criar laços, que tal você focar nesse relacionamento virtual, seja ele no Facebook ou em qualquer outra rede social. Com isso, você pode cativar seu seguidor ou fã para o resto da sua vida! Ou você prefere encantá-lo?!
 
Lembre-se que seus fãs curtiram sua página no Facebook, por exemplo, por algum motivo, seja ele só por curtir ou em busca de conteúdo que lhe agradou. E porque não cativá-los com conteúdo relevante e um bom relacionamento na rede. Devemos entender que hoje as pessoas estão mais exigentes e conhecedoras do assunto.  
Assim como a raposa – do livro para crianças, mas feito para gente grande (O Pequeno Príncipe) – acreditava que “se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro”, no mundo das redes sociais essa máxima também é válida, pois se você cativa seu fã, você se tornará responsável por ele. Já o encanto, acredito que seja sedutor e irresistível, mas passageiro, assim como um feitiço, e que a qualquer momento pode se diluir. 
 
E se soubermos criar laços necessários com os nossos fãs ou seguidores nas redes sociais estaremos trilhando juntos o caminho da fidelização. E devemos tratá-los de forma pessoal e única. Tem coisa melhor quando nós somos tratados de maneira personalizada e com a atenção que nós achamos que merecemos?! Pois é, pense nisso também quando quiser cativar um novo seguidor.
 
E não ache que se dedicar ao seu fã é perder tempo, pois como disse a raposa ao príncipe: “foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez dela tão importante”.
 
Quer saber mais como cativar os seus fãs?! Leia o livro “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupery. Mas se você achar que é um livro de criança e não fica muito bem um adulto ler esse tipo de obra, deixe de lado esse (pré)conceito, pois garanto que as lições presentes no livro vão ajudá-lo na condução do seu trabalho de cativar novos fãs e seguidores nas redes sociais.
 
Faça o teste e me diz o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário