terça-feira, 11 de fevereiro de 2014



Marketing Têxtil/Confecções: estratégias de posicionamento da empresa no mercado dinâmico

Não é produto que importa, mas o que ele representa...

Quem atua no setor têxtil/confecções deve ter em mente duas coisas importantes: primeiro, as vestimentas, os aviamentos e acessórios produzidos devem considerar as demandas do consumidor e não as necessidades do fabricante; segundo, quem produz confecções e produtos têxteis transforma referências culturais e sociais em produtos que satisfazem os desejos do consumidor e desse modo deve estar atualizado com o contexto socioeconômico do seu público alvo, isto porque, esse setor não produz simplesmente roupas e acessórios, mas sobretudo     “MODA”.

E como a “Moda” significa a aceitação de um estilo que reflete as aspirações, gostos e costumes da sociedade, trabalhar com ela requer um olhar atento sobre as mudanças no ambiente macrossocial. Desse modo, é preciso analisar as mudanças demográficas, culturais, sociais, econômicas e tecnológicas para produzir/seguir tendências e ofertar produtos adequados as demandas do cliente. Nesse sentido, trabalhar nesse setor exige a busca constante de informações, conhecimentos e técnicas que permitam a transformação de tendências e estilos em produtos e marcas que sejam desejados pelos consumidores.

Além da moda e dos conhecimentos e técnicas específicas, outros fatores que caracterizam esse mercado e que devem ser considerados nas decisões organizacionais e mercadológicas são: a sazonalidade da produção que deve ser feita considerando as estações do ano e as tendências específicas que as representam, as opiniões, críticas e opiniões veiculadas na mídia que refletem a percepção de personalidades e especialistas na área, pois são eles que “ditam” os rumos da sociedade do consumo, a dinâmica volátil dos estilos de vida do consumidor, que na era da informação e das redes sociais estão se modificando cada vez mais rápido, a grande concorrência de mercado, já que esse é um setor sem grandes barreiras a entrada e que possui um Know-how fácil de ser assimilado e repassado, e a facilidade de imitação das coleções, o que torna difícil a construção de vantagens competitivas de longo prazo e exige desse modo a constante procura por diferenciais de mercado.

Assim, para atuar nesse setor o empreender deve segmentar o mercado, escolhendo públicos específicos para atender, se tornando um expertise na escolha de referências que caracterizem e satisfaçam esse público seleto, isto porque, se o empreender quiser abarcar todo o mercado terá grandes custos e dificuldades de pesquisar e se enquadrar a todas as demandas e estilos dos consumidores, a estratégia é “dividir pra dominar”, até porque é melhor ser líder em um mercado pequeno do que ser ninguém em um grande mercado. Quer saber mais sobre o assunto, contrate a palestra “Gestão do Marketing: estratégias de Marketing Têxtil/Confecções. (Contatos: email: lins.vasconcelos@yahoo.com.br Telefones: (81) 9249-1176; (81) 9964-0382).

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