terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Líder do PPS pede bloqueio de arrecadação para multa de Dirceu

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou nesta terça-feira (18) na Procuradoria-Geral do Distrito Federal representação com pedido de bloqueio dos recursos arrecadados para o pagamento de multa imposta ao ex-ministro José Dirceu no julgamento no mensalão.

Nesta segunda-feira, a campanha promovida em site na internet para captar doações e pagar a multa de R$ 971,1 mil imposta a Dirceu anunciou ter arrecadado R$ 565.766,99. O valor é equivalente a 58,2% do valor total.

No documento protocolado por Bueno, o parlamentar argumenta que todo o patrimônio de Dirceu deve ser bloqueado, o que inclui também a arrecadação para o pagamento da multa.

"Parece evidente que ao MPF cabe requerer a indisponibilidade de todos os bens dos réus, independentemente da origem dos valores", diz a representação.

A representação justifica o pedido de ação cautelar "com a máxima urgência" a fim de que seja garantido o ressarcimento do erário público, devido às perdas provocadas pelo mensalão.

O ex-ministro José Dirceu foi condenado no processo do mensalão a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Ele começou a cumprir pena somente por corrupção ativa (7 anos e 11 meses) porque recorreu da pena por formação de quadrilha. A multa que Dirceu pagará à Justiça foi calculada pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Com informações do G1