quarta-feira, 5 de junho de 2013

Governador autorizou construção da Adutora do Agreste


Ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), deputados, secretários de estado, vários prefeitos, vereadores e de lideranças de cidades do Agreste, o governador Eduardo Campos (PSB) assinou nesta terça-feira (04), no auditório do Hotel Cruzeiro na cidade de Pesqueira, a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste, o maior sistema de abastecimento de água integrado da América Latina.

A obra terá um investimento de R$ 2,3 bilhões, com recursos dos governos federal e estadual. A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu durante a abertura da “I Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido”.

A Adutora, que irá transportar água do Rio São Francisco, por meio do Eixo Leste do Ramal do Agreste, terá 1,3 mil quilômetros de tubulações e atenderá a 68 municípios e 80 distritos, além de povoados e beneficiará dois milhões de pessoas.

Em seu discurso o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, garantiu que a obra é o maior investimento do órgão e que a adutora será entregue em 24 meses.

Para o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, a Adutora do Agreste é a prova da capacidade de trabalho do jovem governador Eduardo Campos. “Essa Adutora vai entrar para a história política do estado, sobretudo pela capacidade do governador de se articular politicamente para colocar  Pernambuco na frente das políticas públicas federais” disse o FBC.

Já para o governador Eduardo, a água é uma questão central que marcou a vida do nordeste até hoje “Durante muitos anos se fez politica no Nordeste na base da água, negando aos pobres o carro pipa e a lata d’agua. Ao invés de ajudarem o povo, eles trocaram água por votos, por isso eu tenho a honra de dizer que nós estamos rompendo essa velha politica. Até 2014 toda casa da zona rural de Pernambuco terá uma cisterna através das politicas publicas do estado” comentou o governador.