quarta-feira, 5 de junho de 2013

Missão quase cumprida – com a aprovação da PLP 416, ontem na Câmara Federal, os emancipalistas voltam de Brasília com a sensação de alívio, já que um novo adiamento seria a gota d’água para os que sonham com as emancipações de vários Distritos em todo o país.

A hora e a vez dos senadores - a bola agora está com o Senado, que terá que avaliar e votar a questão, que em seguida seguir para a sanção da presidente Dilma.

No pé - no “Nordeste em Foco” de hoje o comunicador Alberes Xavier afirmou que vários emancipalistas já iniciaram visitas aos senadores, em especial aos três pernambucanos, para que a matéria não enfrente dificuldades nesta nova etapa. “Não podemos esmorecer, temos seguir com nossa luta e buscar o apoio de cada um dos 81 senadores”, disse Alberes.

Conversa longa - o debate travado na noite de ontem na Câmara em torno da votação do PLP 416, serviu para que todos vissem o quão complexo é o projeto. Vários pontos foram debatidos, argumentos foram levantados, versões, polêmicas e picuinhas partidárias. Teve de tudo um pouco nas mais de quatro horas que antecederam o tão aguardado instante, em que a Câmara resolveu uma pendencia que se arrastava há mais de 17 anos.

Discurso pronto - com a votação de ontem e a provável aprovação no Senado, há quem diga que o discurso do deputado Zé Augusto para 2014 já está pronto. Com a finalização da etapa federal do processo de emancipações, caberá aos Estados, mais precisamente às Assembleias Legislativas a função de criar as novas cidades.

O argumento - sendo assim, Zé Augusto já teria o seu “mote” de campanha no ponto. “Fazer na ALEPE o que fiz no Congresso para que as emancipações não parem”. Esta frase bem que poderia ser usada por alguém que em 2014 prefira disputar uma vaga na ALEPE, ao invés de tentar uma reeleição muito arriscada e pouco provável. E esse é caso de Zé, que não esconde de ninguém que ainda não anunciou seus planos para o ano que vem.

Pronto para o desafio – hoje pela manhã o deputado estadual Diogo Moraes falou que a ALEPE está pronta para conduzir todos os projetos de emancipação que cheguem a Casa. “Eu e os deputados Raimundo Pimentel e Odacy Amorim já estamos preparados para lidar com todas as etapas exigidas pela Lei”, disse Diogo.

A Adutora - Diogo falou também sobre a Adutora do Agreste, que está prestes a virar realidade. Segundo ele, adversários políticos distorcem os fatos por pura inveja. Invejosos querem distorcer os fatos. “A verdade é que Santa Cruz e Brejo da Madre de Deus estão inclusas na primeira etapa da obra da Adutora, ao contrário do que alguns, maldosamente tentam passar para a população”, disse ele, que seguiu, “a obra começará em Arco Verde, sendo assim Santa Cruz e Brejo só poderiam está no último lote da primeira etapa. É uma questão de lógica, só isso”.

Parceiros - “Trata-se de uma grande conquista para o meu mandato e para prefeitos sérios e parceiros como, Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), que poderão comemorar junto ao seu povo mais esta vitória”, disse Diogo no "Nordeste em Foco".

O barulho do dia – o prefeito Edson Vieira convocou a imprensa na manhã desta quarta e apresentou um relatório da auditoria feita no início do ano e que mostrou dados e números referentes à Administração de Toinho do Pará.

Espantoso - cifras e mais cifras, que juntas extrapolaram a barreira dos 50 milhões de reais, número que causou espanto dentre tantos que acompanhavam e ouviam o relato da auditora, do prefeito, do vice, Dimas e do secretário Luciano Bezerra.

O episódio de hoje deixa algumas perguntas soltas no ar:
  • Quem vai defender Toinho e sua gestão?
  • Toinho culpará, a essa alturas, alguma herança maldita deixada por Zé Augusto?
  • Mais alguém vai ter o nome exposto com o passar dos dias?

E como sonhar não custa nada...
  • Quem vai pagar a conta depois de todos s cálculos feitos?

E olha quem apareceu – em meio à exposição da bagaceira deixada por Toinho o vereador Zé Elias apareceu na Câmara de Vereadores. Como é de costume, totalmente relax ele apenas observou denúncias gravíssimas sendo feitas contra governos dos quais ele fez parte.

O barulho de amanhã – depois do grupo de situação expor a baita herança deixada por Toinho, amanhã será a vez do grupo Taboquinha mirar seus “mísseis” para o grupo do prefeito Edson Vieira. A sessão que ocorrerá na noite de amanhã promete ser bem quente e deverá ter mais uma vez a empresa KMC no olho do furacão.

Tá difícil - Está quase que insustentável a relação política do governador Eduardo Campos com o ministro Fernando Bezerra Coelho.  Ontem na cidade de Pesqueira, na assinatura da ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste, os dois conviveram, nada mais que isso.

Os lunduns - Em meio à flashs e perguntas incômodas eles tiveram que “rebolar” para não expor os lunduns de um com o outro e passar a falsa impressão de que tudo está bem e que em 2014 todos estarão felizes e unidos em um só palanque.


César Mello