‘Vem Pra Rua’ da Fiat sai do ar após virar tema de protestos
A Fiat vai tirar do ar a campanha
promocional criada para a Copa das Confederações. A empresa chegou a avaliar a
possibilidade de mudar o slogan da campanha, mas anunciou na noite desta
segunda-feira, 17, que a campanha se encerra no próximo sábado, ‘conforme
programação original’.
A Fiat
garante que o fim da campanha não foi antecipado. “Toda campanha tem data para
começar e para terminar”, garantiu a assessoria de imprensa, diante da
repercussão da notícia nas redes sociais após a divulgação pelo blog Radar da
Propaganda, do Portal Economia & Negócios do Estadão.
A empresa
garante que a campanha promocional vai continuar até as Olimpíadas de 2016, mas
com outra trilha sonora. A primeira fase, com a música ‘Vem Pra Rua’, estava
programada para terminar no próximo sábado, garantiu a empresa.
A campanha
estava indo bem para a montadora, com uma música animada criada pelo compositor
Falcão, do grupo ‘O Rappa’, destinada a convocar a torcida brasileira para ir
às ruas torcer pelo Brasil. O refrão chama o povo para a rua, “porque a rua é a
maior arquibancada do Brasil”.
O problema
é que a letra casou perfeitamente com o movimento contra o aumento das tarifas
de ônibus, que também convoca as pessoas para ir às ruas. A fábrica, segundo
fontes, chegou a estudar a alternativa de trocar o slogan ‘Vem Pra Rua’ por ‘A
maior torcida do Brasil’.
Uma
montagem divulgada na internet, na noite de sexta-feira, transformou a canção
em trilha sonora para uma montagem com imagens dos protestos violentamente
reprimidos pela tropa de choque da Polícia Militar em São Paulo, na
quinta-feira, 13. A montagem já tem mais de 170 mil vizualizações em três dias.
Em
comunicado oficial, a Fiat informou que a campanha ‘Vem Pra Rua’ foi elaborada
para “com foco único e exclusivo na Copa e na alegria e paixão que o futebol
desperta nos brasileiros”.
Segundo a
montadora, a campanha “se insere em uma ampla plataforma de comunicação para
celebrar os muitos momentos esportivos que o Brasil vive no presente e nos
próximos anos”.
Por fim a
Fiat diz que “essa fase da campanha, planejada para a Copa das Confederações,
encerra-se nos próximos dias, conforme programação original”.
A música
procurava emocionar os torcedores com imagens de festa nas ruas e imagens de
duas das grandes paixões nacionais, o automóvel e o futebol.
Desde o
último fim de semana, porém, a música se transformou em uma versão moderna da
música de Geraldo Vandré,’Pra Não Dizer que Não Falei das Flores’, que nos anos
60 e 70 também convocava a população para ir às ruas com o refrão ‘vem, vamos
embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
COM INFORMAÇÕES DO ESTADÃO.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário