sexta-feira, 7 de junho de 2013

Eduardo topa ser o “senador de Lula”

O deputado federal e presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte, foi sondado pela cúpula do PT para ser candidato a senador nas eleições do próximo ano, na chapa encabeçada por esse partido, caso se consume a ruptura com o PSB na sucessão de Dilma Rousseff. Ele seria, pois, o adversário do senador Jarbas Vasconcelos, que deverá postular a reeleição com apoio da Frente Popular. “Duda da Fonte” também é frentista, mas nunca se subordinou aos interesses do PSB.

Muito pelo contrário, sempre se comportou com independência em relação ao Palácio das Princesas nos dois governos de Eduardo Campos. Mantém uma ligação direta com seus prefeitos, aos quais assiste com verbas do OGU, e não costuma pedir audiência ao governador para tratar de interesses dos seus municípios. Sua comunicação é com o governo federal e parece que ela lhe faz bem porque foi reeleito em 2010 com mais de 300 mil votos, perdendo apenas para Ana Arraes.

Quando Lula se aliou a Maluf, em São Paulo, para eleger o petista Fernando Haddad à prefeitura paulistana, Eduardo da Fonte se aliou ao PT pernambucano para tentar eleger Humberto Costa. Deu errado. Mas se credenciou perante Lula e Dilma para disputar um cargo majoritário em Pernambuco na sucessão de 2014. Ele não tem preferência por cabeça de chapa. Tanto faz Humberto Costa, João Paulo ou o ministro Fernando Bezerra. O que ele quer ser é o “senador de Lula”.


COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO INALDO SAMPAIO