sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lula diz que não se anima em voltar à Presidência

Em entrevista nesta quinta-feira (13) em Porto Alegre, na qual falou sobre economia e seleção brasileira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não se anima em um dia retornar à Presidência da República.

O petista disse que está otimista com os rumos da economia do país. Em seguida, foi questionado sobre sua possível volta ao Palácio do Planalto.

"Não é por causa de um sobressalto ou outro na economia que a gente pode achar que o Brasil vai sair do caminho do crescimento, da geração de emprego e da distribuição de renda. Eu estou convencido disso. Se eu era otimista quando eu estava na Presidência, eu sou mais otimista agora fora da Presidência, porque eu estou vendo que as coisas estão acontecendo e cada vez vai acontecer mais", disse o ex-presidente.

Indagado se esse otimismo o anima a voltar à Presidência, Lula disse: "Não".

Em entrevista após o evento, afirmou que considera "engraçado" que os "responsáveis" pela inflação de 80% ao mês, décadas atrás, se mostrem preocupados com o nível atual desse índice.

"Não faz muito tempo, [havia] inflação em 80% ao mês. Hoje temos 5,8% ao ano [o IPCA fechou em 5,84% em 2012] e aqueles que foram responsáveis pela inflação de 80% ao mês estão incomodados com inflação de 5,8%. É lógico que, para quem vive de salário, quanto menor a inflação, melhor. Só quem perde com inflação é aquele que vive de salário."


O petista declarou que a presidente Dilma Rousseff "jamais" permitiria a volta da inflação e que há uma boa perspectiva para o futuro com a retomada da economia americana.

COM INFORMAÇÕES DA FOLHA.COM