quinta-feira, 27 de junho de 2013

Santa Cruz realiza a 2ª Conferência Municipal das Cidades
Com o tema, “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe realizou através da Secretaria de Planejamento e Gestão a 2ª Conferência Municipal das Cidades. O evento foi realizado nesta quarta-feira (26) na sede social do Clube Ypiranga e contou com 260 inscritos, pessoas de diversos segmentos da sociedade santa-cruzense.
A conferência foi desenvolvida através de painéis, grupos de debates e plenária que abrangeu as diferentes práticas de políticas urbanas. O encontro contou com uma palestra ministrada pelo Arquiteto e Urbanista, Charles Ruas, onde foi debatida a importância da participação de todos na construção e constituição das cidades. Posteriormente o encontro foi subdivido em oito (8) salas temáticas (Controle Urbano, Mercado Imobiliário, Habitação, Mobilidade Urbana, Parcelamento e uso do Solo, Segurança Pública Desenvolvimento Econômico e Urbano e Meio Ambiente) com a finalidade de discutir e apontar soluções para os problemas de Santa Cruz.

Após os debates, cada grupo apresentou sua demanda, em seguida foi realizada a eleição para escolha dos 13 delegados que irão representar Santa Cruz na conferência Estadual das Cidades e ao final, foi entregue certificados de participação a todos os inscritos.   
O Prefeito Edson Vieira (PSDB) falou sobre a importância da sociedade discutir os problemas da cidade. “A sociedade civil e organizada tem o dever de debater os problemas do município junto com o poder público, como também tem o direito de reivindicar melhorias”. O prefeito também falou que, “conferências iguais a esta nos dá a oportunidade de mostrar o quanto estamos trabalhando e buscando uma cidade melhor para todos”, disse.

Já o participante Joab, coordenador do (MTST), Movimento dos Trabalhadores Sem Tetos de Santa Cruz falou que “está feliz porque o povo se mobilizou, deixou o seu trabalho, seus afazeres e veio em busca de discutir políticas públicas habitacionais”. O coordenador do MTST participou da sala temática Habitação.
A professora Rúbia Cristiane que participou da temática Meio Ambiente falou que “a sua sala debateu a estruturação e incorporação do Meio Ambiente em todas as secretarias do município afim de que se possa ter um melhor trabalho para a sociedade e assim construirmos uma cidade cada vez melhor”.    

De acordo com o presidente do evento e Secretário de Planejamento Gestão Luciano Bezerra, todos os trabalhos discutidos serão emitidos para o gabinete do prefeito e as reivindicações debatidas serão analisadas e de acordo com as possibilidades do município, posteriormente serão colocadas em práticas.