terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Consultoria empresarial: custo x investimento

Nas outras colunas, debati questões macro, analisei a conjuntura do mercado local e sugeri algumas soluções para mitigar as limitações do Arranjo de Confecções da cidade, a partir de agora focarei em ferramentas, métodos e tendências organizacionais que podem ser introduzidas na prática das empresas locais, a intenção é discutir a importância da consultoria empresarial para o sucesso nos negócios. Para tanto, começo com esse tema a coluna dessa nova sessão.

Bem, por consultoria empresarial entende-se um serviço efetuado por pessoas qualificadas que busca, identificar os problemas organizacionais, traçar soluções e contribuir com a implementação das mudanças necessárias para a obtenção dos resultados esperados. 

Especificamente no Brasil, essa profissão teve seu ápice na década de 90, época na qual a economia passava por um processo de reestruturação e as empresas tiveram que reordenar seus processos e estruturas para responder ao acirramento competitivo decorrente da abertura de mercado.

Nesse ensejo, o consultor se insere por dois motivos principais: primeiro para dar suporte a nova conjuntura organizacional, e além disso, a profissão passou a configurar como uma  alternativa aos gerentes, gestores e demais profissionais que foram demitidos. Essa realocação profissional por sua vez se fez sem o devido preparo, e os consultores atuaram com base apenas no conhecimento tácito adquirido na vivência empresarial das empresas onde trabalharam. Obviamente que o resultado foi a desvalorização da profissão e um certo ceticismo quanto aos resultados que uma consultoria pode fornecer ao contratante.

Atualmente, na era da globalização da informação e do conhecimento, é consensual a “necessidade” dos serviços de consultoria e mais do que nunca o profissional habilitado para tais funções deve ser alguém com conhecimento técnico-científico e capacidade de colocar na prática empresarial as novas tendências, ferramentas e instrumentos organizacionais em vigor. A principal função da consultoria empresarial é portanto garantir a sustentabilidade da organização, ampliando seus mercados, sua carteira de clientes, seu lucro e permitindo sua expansão ou a manutenção de uma posição diferenciada no mercado.

Convém ressaltar, que uma consultoria é um acordo mútuo no qual tanto o empresário como o consultor devem firmar seus propósitos, expectativas e dificuldades. Caso o empresário não esteja convicto da real necessidade dos serviços contratados e o consultor não conheça as demandas essenciais da empresa, a consultoria continuará sendo vista como um custo, quando na verdade ela significa um investimento extremamente necessário para as organizações que desejam obter resultados superiores e que percebem a importância de um olhar externo e capacitado para intervir na sua prática operacional.

Quem contrata uma consultoria empresarial deve ter em mente uma reflexão, “quem quer ser bom em tudo não é bom em nada” e como os profissionais da empresa não podem ser expertises em todas as áreas, nada mais viável e indicado do que a chegada de um consultor para tratar dos assuntos para os quais é especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário