segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe se prepara para implantar o programa “Patrulha Maria da Penha”


Na procura de garantir a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, a Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe implantará o “Programa Patrulha Maria da Penha”. Para consolidar o programa, a guarda passará por capacitações e treinamentos durante os próximos meses. 

A primeira capacitação acontecerá na próxima quinta-feira (21), ministrada pela Coordenadoria Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Recife. Será um dia inteiro de instrução onde a Coordenadoria levará atividades pedagógicas teóricas sobre a Lei Maria da Penha.

A próxima especialização será em dezembro, nos dias 02 e 03. Ministrada por duas guardas femininas da Guarda Civil Municipal de Ipojuca, a capacitação mostrará a parte operacional da Patrulha, demonstrando experiências já passadas pelas guardas e estudos de caso. 

Após as capacitações, 15 guardas da Secretaria de Defesa Social Municipal serão instituídos para formar a “Patrulha Maria da Penha”. Essa que funcionará juntamente com a Coordenadoria da Mulher (que também participará das especializações) e será voltada principalmente para mulheres que já estão no programa de medida preventiva na cidade. 

“A importância de implantar a Patrulha Maria da Penha em nosso município se dá diante dos vários registros de violência contra a mulher nas diversas instâncias de direito. Essa ação acontece enquanto o município não é contemplado por uma delegacia especializada de atendimento à mulher”. comenta o Coronel Sena, secretário de defesa social. 

O que é o programa “Patrulha Maria da Penha”?

A Patrulha Maria da Penha é um programa para monitorar a segurança das mulheres que estão sob medida protetivas ou entraram com pedidos de proteção. Serão realizados atendimentos, visitas domiciliares e monitoramento dos casos.

Inicialmente o programa contará com 15 guardas municipais da cidade e funcionará em conjunto com a Coordenadoria da Mulher.

"Estamos muito felizes em participar desse projeto que transformará a vida de muitas mulheres santa-cruzenses. Já realizamos o acompanhamento pela Coordenadoria da Mulher e, com o "Patrulha Maria da Penha", poderemos junto com a Guarda Municipal dar mais proteção e intervir melhor em cada situação" comenta Nete Vieira, coordenadora da Mulher. 

Visitas à Patrulhas

Para iniciar a implantação do programa, a equipe da Guarda Municipal juntamente com a Coordenadoria da Mulher visitou a Guarda Municipal de Ipojuca no dia 07 de novembro. A visita teve o intuito de compreender a atuação e funcionamento da Guarda de Ipojuca em defesa da mulher. 


Casos de Violência em Santa Cruz do Capibaribe 

De acordo com a Coordenadoria da Mulher, foram registrados mais de 40 casos de violência doméstica contra as mulheres em 2018 pelo Sistema de Informação Mulher (SIM). Esse que é um sistema que funciona desde 2015 e une dados online de ocorrências de violência contra as mulheres.

“Sabemos que há mais casos, algumas mulheres passam pela Coordenadoria da Mulher para ter atendimento mas não registram a denúncia, essas acabam não entrando nos nossos registros. Para ajudá-las, fazemos o acompanhamento, damos apoio e atendimento por uma equipe técnica especializada para que elas se sintam mais fortalecidas diante de cada situação específica”, comenta Tereza Catanha, assistente social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário