terça-feira, 26 de novembro de 2019

Black Friday: Procon Santa Cruz do Capibaribe orienta consumidores para que não caiam em armadilhas



Com a proximidade da Black Friday, promoção em massa do comércio varejista prevista para o dia 29 de novembro, o Procon faz um alerta aos consumidores para que fiquem atentos às propagandas enganosas.

Assim como já acontece há alguns anos nos Estados Unidos, a campanha transformou-se em uma importante data para o comércio eletrônico no Brasil, mas, para que o consumidor aproveite de verdade esta oportunidade de compra, é preciso ficar atento. A Black Friday tem como objetivo intensificar a venda de diversos produtos, tanto pela internet quanto em lojas físicas.

Porém, é preciso ficar atento, pois nem sempre os descontos são tão vantajosos e, na correria para encontrar os melhores descontos, muitos acabam caindo em golpes e até se endividando.

Antes da Black Friday, é importante que o consumidor acompanhe o preço do produto desejado, evitando cair em falsas promoções, a pesquisa é fundamental. Sites de comparação de preços são importantes ferramentas para encontrar o valor de diversos produtos.

Apesar de diversos produtos apresentarem preços bastante atrativos, é importante avaliar algumas questões. A orientação é que o consumidor faça uma lista de produtos que caiba em seu orçamento; seja consciente e se pergunte: preciso comprar isto?

Também é prudente pesquisar o preço do produto em, pelo menos, três lojas diferentes, para não cair em golpes; e verificar a reputação da loja antes de comprar o produto.

Devolução de mercadoria

Pela lei, os clientes que fizerem compras pela internet ou fora do estabelecimento comercial, têm o direito de devolver o produto em até sete dias contados, a partir da data da entrega.

Para compras feitas dentro de lojas físicas, a lei garante que, no caso de o produto apresentar defeito e o problema não for resolvido pelo vendedor ou fabricante dentro de 30 dias, o consumidor pode escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada, ou o abatimento proporcional do preço.

Em caso de redução no preço por defeito do produto, a informação deve ser prévia e clara. Além disso, o defeito não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do item. Vale lembrar que o desconto nos preços não exime os estabelecimentos de observarem integralmente a legislação que protege o consumidor.

Precisando reclamar sobre ofertas não cumpridas ou para tirar uma dúvida, o consumidor pode se dirigir à sede do Procon Santa Cruz que fica localizado na Avenida Padre Zuzinha, 178, Centro, de segunda á sexta-feira, das 8h às 16h ou através do e-mail: prefeitura.santacruz@procon.pe.gov.br.

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