quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Em articulação com governo, Sistema S anuncia cursos para mulheres


A governadora em exercício Luciana Santos esteve, na última terça-feira (19), na Casa da Indústria, para uma conversa com representantes do Sistema S, um desdobramento do primeiro fórum do Pernambuco Com Elas, realizado em setembro, dialogando com o setor produtivo. No encontro, foram apresentadas propostas de parceria para capacitação e geração de emprego e renda para as pernambucanas. Entre as ações já pactuadas, estão a realização de cursos de formação para programadoras e eletricistas.

A ideia é abrir vagas, ainda em dezembro, para que mulheres possam aprender programação de forma gratuita e, assim, se inserir na área de tecnologia, em que há carência de pessoal qualificado.

A diretora de Educação do Senai, Carla Abigail, anunciou ainda a decisão de intensificar a parceria já existente com o governo, e promover, já no início de 2020, um curso de seis meses para a formação de eletricistas mulheres. De acordo com ela, a iniciativa deve seguir modelo que foi implantado na Bahia, junto com a Neoenergia, e que ofereceu às mulheres a oportunidade de candidatar-se a postos de trabalho na área, que em sua maioria são tradicionalmente ocupados pelos homens.

“O Sistema S tem uma missão muito parecida com a nossa, no sentido da inclusão social. Por isso, pode nos ajudar a andar mais rápido no caminho do nosso objetivo de inserir a mulher a partir da perspectiva de trabalho e renda”, disse Luciana Santos.

A secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, sugeriu uma série de medidas que poderiam ser colocadas em prática em parceria com o Sistema Fiepe, como estudos e pesquisas com recorte de gênero, capacitação de mulheres para gestão de negócios, destinação de vagas para aprendizagem e estímulo à participação feminina na indústria automotiva. “A gente não quer privilégio. As empresas têm que começar a compreender a força econômica do trabalho das mulheres”, defendeu.

A Superintendente da Fiepe, Fernanda Mançano, colocou o sistema à disposição para entender as necessidades e definir em que frentes a instituição pode contribuir com o Pernambuco Com Elas.

“Temos como unir forças. A missão é a mesma, melhorar através da educação, capacitar, gerar renda. Mas vai além disso. Não é só geração de renda, você gera também dignidade. É nisso que temos que focar (...) Saímos daqui com a cabeça fervendo, com muitas possibilidades. Fico feliz com o engajamento e agora é partir para ações concretas”, declarou. Outras reuniões serão realizadas para avançar na ação conjunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário